UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

Colossenses 4:2

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

Provérbios 15:29

O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

Atos 1:14

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Romanos 12:12

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Salmos 5:3

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Sentido do MatrimônioImprimirE-mail
Escrito por Desconhecido   
ImageO café da manhã que mamãe preparava era maravilhoso! Embora fôssemos uma família humilde, minha mãe sempre preparava com muito carinho a primeira refeição do dia. Era ovo frito com farinha, outro dia era ovo escaldado, depois era bife com pão, lingüiça com ovo e pão... Tudo feito com simplicidade. 
Ao acordar, naquela manhã, quando retornei da 'lua de mel', para ir ao trabalho, pensei que encontraria a mesa posta, o café da manhã preparado. Como estava acostumado com a casa da mamãe, pensei que acordaria com aquele gostoso cheirinho que vinha sempre da cozinha lá de casa. Olhei para o lado e vi minha esposa, Neusa, dormindo profundamente. Feito um anjinho – de pedra!
Raspei a garganta, fiz barulho tentando acordá-la. Nada! Fui para o trabalho irritado, de barriga vazia. O local do trabalho ficava a uns cinco minutos do apartamento que alugávamos. Ao me sentar na mesa de trabalho, sentindo a estômago roncar, abri a Bíblia no seguinte trecho: O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles"(Lucas 6:31).
Disse pra mim mesmo: 'O Senhor não precisa dizer mais nada'. Lá pelas nove horas da manhã, hora em que se podia tirar alguns minutos para o café, dei um jeito de ir até o apartamento, não sem antes passar em uma padaria e comprar algumas guloseimas. Preparei o café da manhã e levei na cama para Neusa. Ela acordou com aquele sorriso tão lindo! Estamos para completar Bodas de Prata. Nesses quase vinte e cinco anos de casamento, continuo repetindo esse gesto todos os dias. E com muito amor!
Estou longe de ser um bom marido, mas a cada dia me esforço ao máximo... Tenho muito a melhorar, tenho de ser mais santo, mais paciente, mais carinhoso. Sinto-me ainda longe disso, pois o modelo que estou mirando é Jesus: Maridos, continuai a amar as vossas esposas, assim como Cristo amou a congregação e se entregou por ela" (Efésios 5:25).   
 
O matrimônio é um desafio, pois a todo o momento temos que perdoar e pedir perdão. A cada dia temos que buscar forças em Deus, pois sem Ele nada podemos fazer.

Quando Paulo se despedia dos cristãos em Éfeso, citou uma bela frase: Há mais felicidade em dar do que há em receber" (Atos 20:35). Quando se descobre isso no matrimônio, se descobre o princípio da felicidade.
Por que muitos casamentos não tem ido adiante? Porque o egoísmo tomou conta do casal. É o 'cada um por si' que vigora.
Estamos na sociedade do descartável: copo descartável, prato descartável, etc. Pessoas não são descartáveis, porém, o que não é descartável precisa ser cuidado para ser durável.
O mundo precisa do testemunho dos casais de que o matrimônio vale a pena! E, para que isso aconteça, é necessário um cuidado amoroso e carinhoso por parte do marido e da esposa. Ambos têm o dever de cuidar um do outro com renovados gestos de carinho e perdão diariamente.
É preciso declarar, todos os dias o amor, em gestos e palavras. A primeira palavra que sempre digo para minha esposa ao iniciar o dia é: 'Eu amo você'. Não é fácil dizer isso às vezes, pois muitas vezes acordo de mal comigo mesmo. Faça isso agora também. Declare seu amor!
Aos solteiros e aos que ainda não se casaram, quero dizer o seguinte: 'Se você estiver pensando em casar para ser feliz, não se case! Fique como está, solteiro mesmo'. Mas, se sua intenção é casar para fazer alguém feliz, case-se e você será a pessoa mais feliz do mundo!
O segredo da felicidade é fazer o outro feliz.



O QUE REALMENTE IMPORTA
 

 
Há muito poucas coisas na vida que realmente importam. E saber reconhecê-las é prova de sabedoria. Por isso eu creio que não seja possível saber o exato valor das coisas enquanto a alma não for banhada pela luz que vem do Alto. Ou seja, se o Eterno não tocar profundamente o nosso coração, e não mudar os nossos olhos, teremos uma existência marcada por constantes erros de valores.

A ausência de Deus na vida do homem o impulsiona a gastar-se por “nada”, a lutar por “coisa nenhuma” e a se enriquecer com “contas de vidro”. É famosa a história do desbravador Fernão Dias que no século XVII se embrenhou pelo interior obcecado pela beleza das esmeraldas e morreu apertando entre às mãos um punhado de pedras verdes, que imaginava serem aquelas, quando na verdade tratava-se de um mineral sem grande valor.


Há muita gente com os olhos vidrados correndo atrás do vento, correndo atrás de prestígio, de reconhecimento, agarrados às coisas que imaginam serem preciosidades, e de repente os anos passam, a vida é perdida, e o prazer se esvai entre os dedos....


Conta-se que um milionário texano encontrou uma freira no Pacífico cuidando de leprosos, e lhe falou: -“Irmã, eu não faria isso por dinheiro nenhum do mundo”. E ela respondeu: -“Eu também não meu filho, eu também não”. Ela possuía a paz e a serenidade de alguém que descobriu o que realmente importava.


Não saber o que de fato importa na vida é perder-se em frivolidades, em sensibilidades, é se machucar por nada. Uma jovem médica infectologista foi trabalhar com pacientes terminais contaminados com o HIV. Questionada sobre o que isso mudou em sua vida, ela disse: -“Aprendi a me alegrar com as pequenas coisas... e perdi a paciência de lidar com pessoas que reclamam de tudo na vida”. Assim como ela também acabou minha paciência em lidar com cristãos mimados presos à futilidades.


Valorizar as pequenas coisas... não foi isso justamente o que Jesus veio nos ensinar? Ao homem que queria construir celeiros para armazenar sua produção, e passar o resto de seus dias comendo, bebendo e regalando-se, Ele chama de “louco” (Lc 12.20). Também é pedagógico o texto em que um jovem rico se aproxima do Mestre e pergunta o que precisa fazer para herdar a vida eterna. Jesus, olhando para ele, o amou e lhe propôs: “Uma coisa ainda te falta: vai vende tudo o que tens e dá aos pobres” (Mc 10.21). O jovem, sem dizer palavra, retirou-se dali triste, pois possuía muitas propriedades.


Que fique claro: o problema não está em possuir bens ou dinheiro, mas Jesus conhecia aquele coração e queria mostrar-lhe que o seu apego aos bens materiais deturpava-lhe a visão correta da vida, e por isso pediu a ele uma renúncia. Aquele jovem precisava resolver essa questão existencial. O mesmo vale para nós: o que precisamos renunciar?


“Marta, Marta, andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa...” (Lc 10.42).


Somos as “Martas” de hoje que correm, se fatigam, vivem ansiosas, necessitam de remédios para dormir – pois não conseguem se “desligar”.... Somos as Martas que transformaram a simplicidade da vida em uma busca sôfrega de “mais e mais”, aliados a uma preocupação excessiva com tudo que se refere ao amanhã.


Em sociedades competitivas como o Japão as crianças são incentivadas desde cedo a se destacarem. E a escola deixou de ser lugar de aprender, mas de competir. Tragicamente isso tem provocado as maiores taxas do mundo em suicídio infantil.


Edwin Aldrin foi o segundo astronauta a pisar no solo lunar, logo após Neil Armostrong. Ao retornar, a pergunta que ouviu de seu pai foi: “Por que você não foi o primeiro?”. Depois disso sofreu de depressão e alcoolismo por dezoito anos.


Creio que todos concordamos que não há maior prazer que “comer, beber e gozar do fruto do trabalho”, como ensina Eclesiastes. Mas o homem simples de fé reconhece que tudo isso “vem da mão de Deus, e separado Dele ninguém pode se alegrar verdadeiramente”. Ou seja, separado de Deus tudo perde o seu valor.


O Evangelho nos remete a uma nova forma de viver. Lançar um novo olhar é fundamental para a compreensão do exato valor das coisas. Para o Evangelho, o mais importante não é ser o primeiro, nem ter o melhor salário, ou obter maior reconhecimento....


Peça para o Pai lhe mostrar o que realmente é fundamental em sua vida. Você vai ficar surpreso ao descobrir que se trata de coisas simples às quais, quem sabe, nunca se importou de verdade.


Poucas coisas são necessárias para uma existência feliz. Espero que você faça as melhores escolhas.


ALARMES
 
Existem alarmes na sua vida. Como você responde quando soam? Seja sincero. Não houve vezes em que você foi lá fora buscando uma solução, quando deveria ter olhado para dentro?
Alguma vez jogou a culpa da sua condição em "Washington?" (Se baixassem as taxas dos impostos, meu negócio teria êxito). Culpou sua família pelo seu fracasso? (Mamãe sempre amou mais a minha irmã). Acusou a Deus por causa dos seus problemas? (Se Ele é Deus, por que não salva meu matrimônio?). Culpou a igreja pela tua fé frágil? (Essas pessoas são um monte de hipócritas).
Me faz lembrar do golfista que estava a ponto de bater sua primeira bola do primeiro buraco. Balançou o taco e errou a bola. Voltou a tentar e outra vez bateu no ar. Tentou pela terceira vez que deu novamente no ar. Frustrado, olhou para seus companheiros e emitiu seu juízo: "Puxa, este é um campo difícil".
 
Puxa, é possível que ele tenha razão. O campo talvez fosse difícil. Porém esse não era o problema. É possível que você também tenha razão. Suas circunstâncias podem ser desafiadoras, mas culpar o de fora não é a solução. Também não o é ignorá-la. O céu sabe que não se desligam os alarmes da vida pretendendo que não façam barulho. Mas o céu também sabe que é sábio olhar para o espelho antes de espionar pela janela.
 
Considere a oração de Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" (Sl 51:10, ACF, ênfase do autor).
 
Leia o conselho de Paulo: "Fixa tua atenção em Deus. Serás mudado de dentro para fora" (Rm 12:2, The Message [tradução livre do inglês]).
 
Sobretudo, escute a explicação de Jesus: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3:3, ACF).
 
A mudança verdadeira é um trabalho interno. É possível que consiga modificar as coisas por um dia ou dois com dinheiro e sistemas, mas o miolo do assunto é e sempre será o assunto do coração.
 
Permita-me esclarecer. Nosso problema é o pecado. Não as finanças. Não os orçamentos. Não as prisões abarrotadas nem os traficantes de drogas. Nosso problema é o pecado. Estamos em rebelião contra nosso Criador. Estamos separados de nosso Pai. Estamos desconectados da fonte da vida. Um novo presidente ou política não corrigirão isso. Somente Deus pode resolvê-lo.
 
É por isso que a Bíblia utiliza termos drásticos como conversão, arrependimento, e perdido e achado. A sociedade pode renovar, porém só Deus re-cria.
 
Eis aqui um exercício prático para pôr em prática esta verdade. Na próxima vez em que soarem os alarmes em seu mundo, pergunte-se três coisas:
 
 
1. Existe em minha vida algum pecado sem confessar?
 
"Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado" (Sl 32:3-5, ACF).
 
(A confissão é contar a Deus que fez o que Ele o viu fazer. Ele não tem tanta necessidade de ouvi-lo como você de dizê-lo. Embora seja muito pequeno para mencioná-lo ou muito grande para perdoá-lo, não cabe a você decidir. O que lhe compete é ser sincero).
 
2. Existe em meu mundo algum conflito sem resolver?
 
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta" (Mt 5:23-24, ACF).
 
(Segundo eu sei, esta é a única vez que Deus lhe diz para sair antes da hora da igreja. Ao que parece, prefere que entregue o seu ramo de oliveira antes que o seu dízimo. Se estiver adorando e lembrar que sua mãe está aborrecida com você por ter esquecido do aniversário dela, levante-se do banco e procure um telefone. Talvez lhe perdoe; talvez não. Mas pelo menos poderá voltar ao seu assento com a consciência tranquila).
 
3. Há em meu coração alguma preocupação não rendida ao Senhor?
 
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5:7, ACF).
 
(A palavra alemã que se traduz por "ansiedade" significa "estrangular". A palavra grega significa "dividir a mente". Ambas são precisas. A ansiedade é uma corda no pescoço e uma distração da mente, nenhuma das quais é propícia para o gozo).
 
Os alarmes cumprem um propósito. Indicam um problema. Às vezes o problema está lá fora. Com maior frequência está dentro. De modo que antes de espionar para fora, dê um bom olhar para dentro.



 
COMECE DE NOVO!

Se você confiou em Deus e andou pelo caminho Dele,
Se você O sentiu a guiar você todos os dias, mas agora seus passos o levam por outro caminho, 
Comece de novo. 
Se você fez planos que não deram certo,
Se você tentou dar o melhor de si e não há mais o que tentar,
Se você falhou consigo mesmo sem saber porquê,
Comece de novo. 
Se você contou aos seus amigos o que planejava fazer,
Se você confiou neles e eles não o apoiaram,
Se agora você está sozinho, 
só podendo contar consigo mesmo,
Comece de novo. 
Se você falhou com seus familiares,
Se agora você já não é tão importante para eles,
Se eles perderam a confiança em você,
Se você se sente um estranho em seu próprio lar,
Comece de novo. 
Se você orou a Deus, respeitando sempre a vontade Dele,
Se você orou e orou e ainda se sente infeliz,
Se você quer parar, sentindo que atingiu seu limite,
Comece de novo. 
Se você está certo de que está acabado e quer desistir,
Se você chegou ao fundo do poço,
Se você tentou e tentou e não conseguiu subir,
Comece de novo.
Se os anos passam tão depressa e os sucessos são poucos,
Se chega dezembro e você se sente triste,
Deus dá um novo janeiro a você.
Comece de novo. 
Começar de novo significa:
Vitórias alcançadas
Começar de novo significa:
Uma corrida bem feita
Começar de novo significa:
DEUS sempre vencerá!
Não fique aí sentado no trono da derrota:COMECE DE NOVO!!!