UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

Colossenses 4:2

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

Provérbios 15:29

O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

Atos 1:14

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Romanos 12:12

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Salmos 5:3

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

domingo, 13 de novembro de 2011

Rainha Ester


Ester foi realmente uma mulher submissa, diferente de Vasti. 

Quem disse que ela precisava participar de um concurso de beleza, abnegar-se de sua cultura, e tornar-se mulher de um rei que não era judeu? Mordecai. É interessante olhar por esse lado. É um exemplo para qualquer mulher cristã, pois ela mostrou que a única luta que precisamos ter sendo fiéis à Ele, é acreditar que no final, quem decide é Ele. E que tudo coopera para o bem daqueles que O amam.

Vasti, por sua vez, renegou ao chamado do rei em apresentar-se à festa que daria, sendo um mau exemplo para as mulheres da época.  A Bíblia não diz como Ester se sentiu ao mandado de Mordecai, seu pai adotivo. Ela simplesmente obedeceu. Como será que foram seus dias de preparação, até finalmente apresentar-se ao rei? Quais lutas ela enfrentou? A primeira delas, foi esconder a qual povo pertencia.

Naturalmente, questiono-me se Ester fez certo em esconder, e em se juntar a um rei dando-se em jugo desigual. Pergunto-me por várias vezes o que eu faria em seu lugar. Talvez teria discutido com Mordecai, ou dentro do reinado contado pra todo mundo quem de fato eu era. Não saberia conviver com essa verdade sobre mim em segredo, falando apenas através de meus atos. 

A Bíblia também não relata qual foi a intenção de Mordecai ao enviá-la para essa missão. Pode ter sido um pedido egoísta, ou, quem sabe, já poderia prever que Ester salvaria seu povo judeu. Realmente é algo que não dá pra saber. Mas algo me fascinou nessa história, e precisei ler o livro 4 vezes para que o Espírito Santo me convencesse de que Ester não estava errada.

Cada vez mais as mulheres estão tomando forma no mercado, e por sua vez, se tornando donas da razão. É quase impossível se submeter à algum homem, sabendo que eles estão errados. Mas, mulheres, pasmem. Quando Deus diz, "mulheres, sejam submissas"¹, é justamente na alegria e na tristeza. Não temos noção do que é ter sido criada para ser assim, e muito menos culpa em ser filhas do meio que o inimigo foi moldando ao longo dos anos, fazendo a mulher tomar o seu espaço de forma errônea.

Sei que muitas, na maioria das vezes, temos a razão nas situações. Somos sensitivas, intuitivas, sábias. E é justamente aí que mora a resposta para tudo isso. Ser submissa, é acreditar que Ele age por meio de quem menos esperamos, através da nossa abnegação. 

Essa é uma questão que vou morrer aprendendo. Abnegação e submissão vão de encontro ao nosso ego, e mais do que nunca, Ester mostrou que é possível. Ele acabou tornando maldição em benção. Certa vez li, que é para obedecermos nosso pai ou marido, como se estivéssemos obedecendo à Ele. É acreditar tanto no amor de Deus, e ter a certeza que Ele fala conosco, através dos atos deles. Basta confiar.