UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

Colossenses 4:2

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

Provérbios 15:29

O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

Atos 1:14

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Romanos 12:12

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Salmos 5:3

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

sexta-feira, 9 de março de 2012

É SÓ ORAR

Você já esteve numa situação que parecia sem saída? Alguma vez você já precisou desesperadamente de algo que parecia que nunca teria? Você já pensou que não havia um futuro para você?

Bem, se você já se sentiu dessa maneira, então você precisa saber que Deus pode responder orações e reverter situações. Ele pode transformar pessoas e, quando necessário, Ele pode até mudar o curso da natureza.

Um exemplo que imediatamente vem à mente é o do rei Josafá de Judá, um homem que tinha começado a conduzir o povo de volta para adorar ao Deus vivo e verdadeiro. De repente, vem um aviso: "rei Josafá, seus inimigos estão reunidos para atacá-lo" (cf. 2 Crônicas 20:2). A Bíblia diz que ele ficou alarmado.

O importante é o que ele fez com o seu alarme, com a sua preocupação, com a sua ansiedade. Imediatamente, ele convocou o povo e orou: "Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti" (2 Crônicas 20:12). Um profeta deu a Josafá resposta do Senhor: "[...] Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês" (2 Crônicas 20:17).

Aqui está o retrato de um povo vulnerável que não sabe o que fazer, que é completamente dependente de Deus. Eis um ótimo exemplo do que fazer na hora da necessidade.

Deus respondeu a oração do rei e dramaticamente alterou as circunstâncias, destruindo seus inimigos. Lembre-se: você pode se voltar para Deus em oração em circunstâncias desesperadoras. Ele ouvirá o seu choro.

VAMOS ORAR

Quem é melhor exemplo de uma pessoa com vida forte e ativa de oração que o próprio Jesus Cristo? Muitas vezes nos evangelhos observamos ele se afastando dos discípulos. Eles iam dormir à noite, mas Jesus passava a noite inteira com seu Pai, orando.

Por isso que provavelmente os discípulos aproximaram-se dele um dia e perguntaram: "Senhor, ensina-nos a orar". Em outras palavras, "Temos observado você. Temos analisado sua vida e você obviamente sabe como orar. Senhor, ensina-nos a orar". Observe que eles não vieram a Ele para dizer: "Senhor, ensina-nos uma reza para usar quando estivermos em apuros." Em vez disso, disseram: "Senhor, ensina-nos a orar". Essa é uma boa postura para se ter. Devemos sempre estar abertos aos ensinamentos do Senhor.

Sua resposta foi ensinar-lhes o que chamamos de Oração do Senhor, que é breve, cobrindo o básico da oração. Há uma lição aqui. A lição é que as orações de Jesus eram curtas quando oferecidas em público. Mas quando Ele estava a sós com Deus, era diferente. Ele poderia passar a noite inteira em comunhão com o Pai.

O quanto isso é diferente para muitos de nós. Nossas orações em público são longas. No entanto, nossas orações privadas são curtas e às vezes inexistentes. Deve ser exatamente o oposto disso. Quando você está diante do Senhor em oração, fale com Ele com todo o seu coração, mesmo que leve a noite toda!

Há sempre uma saída.

Na medida em que consideramos o custo de seguir a Cristo, devemos também considerar o custo de pecar. As advertências que encontramos nas Escrituras junto com um intenso amor por Deus vão ver você além das agitadas águas da tentação. Não, você nunca será à prova de tentação, você nunca superará a tentação.

Mas devemos sempre lembrar a maravilhosa promessa de 1 Coríntios 10:13, um versículo que cada crente deveria saber de cor: "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar."

Deus não vai lhe dar mais do que você pode dar conta. Há sempre uma saída. Então pegue-a. Não seja tolo.

Se você está no caminho da tentação agora, pare. Arrependa-se. Dê meia-volta. E se você já caiu em tentação e está se perguntando se há alguma esperança para você? Algum dia Deus vai lhe perdoar? Ele lhe daria uma segunda chance? A resposta é um sonoro SIM. A Bíblia diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9). Portanto, há perdão.

Quando somos tentados, a melhor coisa que podemos fazer é, simplesmente, fugir, para literalmente sairmos do problema que talvez tenhamos nos metido. Devemos fugir da tentação e nunca deixar um endereço para que ela nos encontre.

BOM DIA!

No Pai Nosso, Jesus nos deu valiosas informações sobre a oração. Ele nos mostrou que a oração não consiste em instruir, informar ou direcionar Deus. Na verdade, o objetivo da oração não é fazer com que a vontade de Deus seja como a nossa, mas sim alinhar a nossa vontade à dEle. Martinho Lutero disse: "Ao orar, estamos instruindo mais a nós do que a Ele."

É engraçado como, às vezes, ao orar, tentamos educar Deus: "Senhor, isso e aquilo aconteceu." Entretando, Ele já sabe de tudo isso. Podemos entrar em detalhes se quisermos, mas, ao invés de nos aprofundarmos demais, é melhor gastarmos um tempo lembrando que estamos falando com Deus, lembrando de Sua grandeza e bondade. Não precisamos educar Deus em oração. Não precisamos informá-lo de todos os detalhes. Ao trazermos uma necessidade à Sua presença, ele já está ciente disso.

A verdadeira oração não é tentar convencer a Deus, mas sim descansar na Sua vontade. Não estamos tentando trazer Deus para o nosso caminho. A ideia é nos direcionarmos para o Seu caminho. Sendo assim, o objetivo é descobrirmos qual é a Sua vontade, o Seu propósito. Vamos aprender a orar para que seja feita a Sua vontade.

Você está preparado?

Segue abaixo a história de um homem cujo encontro com a morte veio de forma inesperada. Ele não estava preparado. Era o homem que se esqueceu de Deus.

"Então Jesus lhes contou esta parábola: A terra de certo homem rico produziu muito bem e ele pensou consigo mesmo: - O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita. Então disse: - Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: - Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se. Contudo, Deus lhe disse: Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (Lucas 12:16-20)

Há muitas coisas louváveis sobre este homem. Ele era aparentemente um fazendeiro que trabalhava muito. Jesus não criticou o seu sucesso. Este homem levantava cedo, passava tempo observando suas colheitas e trabalhava duro. Ele teve uma boa vida e o seu erro não foi ter sucesso. Seu erro foi não planejar o mais importante com antecedência. Ele tinha todas as suas necessidades materiais sob controle. Mas, a coisa mais importante de todas ele não havia considerado: a eternidade. Ele havia se esquecido de Deus. Morreu como um tolo, porque morreu despreparado. Por isso, é importante saber que o céu é um lugar preparado para as pessoas que estão preparadas.

Você está preparado?

Fernando Iglesias Madrugada


""

Duetos Novo Tempo Vol 3 Inexplicável


Duetos Novo Tempo Vol 3 Quero ser seu Deus


""

Duetos Novo Tempo Vol 3 Quando o sol chegar


O Sábado no Novo Testamento

Programa Está Escrito Adoração, apresentado por Ivan Saraiva em 29 de fevereiro de 2012

Estudo XII - ORAÇÕES DE LOUVOR: APOCALIPSE







"Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor." Apocalipse 5:12

NO VÍVIDO RELATO DO APOCALIPSE DE JOÃO temos uma pequena idéia da adoração prestada a Deus. No centro da adoração celeste "está um Rei glorioso no trono com o Cordeiro em pé à Sua frente. Muitos grupos corais O cercam. Do trono, uma voz solitária fala com freqüência. No círculo interno está um quarteto de seres viventes. Ao redor deles está um coro de vinte e quatro anciãos. Mais adiante, está um vasto coro de anjos. Ante o nosso olhar encantado, outro grupo procura o caminho para o trono – uma grande multidão que ninguém pode contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas (Apoc. 7:9). Então, a atenção se alarga para alcançar "toda criatura que há no Céu e sobre a Terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há", todos unidos em louvor a Deus e ao Cordeiro. Até as forças satânicas do abismo "debaixo da Terra" finalmente se curvarão para adorar a Deus (Filip. 2:10 e 11).

O que estas várias categorias de criaturas têm a dizer sobre Deus? Seus cânticos de triunfo revelam muitas razões para exaltar o Criador.

Ele Existe - Apoc. 4:1-8

Como os quatro seres viventes ao redor do trono louvam continuamente a Deus? Apoc. 4:8

Essas criaturas são os querubins que guardam o trono (Ezeq. 1:510:1). A tríplice expressão da palavra ‘Santo’ sugere a Trindade, que João apresenta em Apoc. 1:4 e 5. Aquele "que é, que era e que há de vir" é Deus o Pai. O segundo membro é o Espírito Santo, e o terceiro Membro é Jesus Cristo.

Santidade tem os significados de majestade, brilho, pureza e bondade. A santidade de Deus O separa do pecado, mas O traz para perto do pecador arrependido. Esta verdade foi manifesta em Jesus que, embora seja Deus Santo, habitou no meio dos pecadores.

Deus também é a fonte da "realidade absoluta". Examine tudo o que existiu antes, existirá no futuro, acima, abaixo e em tudo – e a evidência de Deus está presente. Tudo veio dEle e depende dEle (Col. 1:17Apoc. 22:13). O bem-estar do Universo depende do caráter de Deus. Como somos afortunados por Deus ser bom. Como nossa existência seria infeliz se Deus fosse um tirano egoísta ou se Sua lei fosse injusta, como Satanás acusou.

Quase todos os primeiros escritores cristãos indicam que João escreveu o livro de Apocalipse durante o reinado do imperador romano Domiciano. Sob seu governo, a adoração do imperador se tornou uma preocupação muito séria para os cristãos. Muitos foram perseguidos por negar-se a adorar esse falso deus. Este foi especialmente o caso na província da Ásia, para onde João enviou as cartas para as sete igrejas (Apocalipse 23). Esses cristãos de segunda geração devem ter-se regozijado na certeza de que o Deus que eles adoravam era, realmente, o Senhor Deus todo-poderoso.

Ele Criou Todas as Coisas - Apoc. 4:9-11

Como os vinte e quatro anciãos adoram a Deus? O que quer dizer depositar as coroas diante do trono? Apoc. 4:10

Nos dias de João, um rei indicava rendição depositando sua coroa aos pés do conquistador. Ocasionalmente, o exército romano levava consigo uma imagem do imperador, de forma que, quando conquistava outro rei, esse rei lançava sua coroa diante da imagem, em um gesto de derrota. Como nosso Redentor e Senhor, Deus conquista nosso coração com Sua graça. Nós depositamos nossa coroa diante dEle em total submissão. Não podemos ser Seus discípulos sem fazer isso.

3. Como os vinte e quatro anciãos ampliam o louvor dos quatro seres viventes? Apoc. 4:11

A criação de Deus é admirável – da imensidão dos céus, com bilhões de sistemas de estrelas, ao mundo microscópico das moléculas com seus complicados sistemas de partículas subatômicas. Ele é Deus de emocionantes pores-do-sol e flores delicadas. Seus filhos reconhecem na natureza os sinais do amor do seu Pai.

Porém, muitos seres humanos querem exaltar-se no lugar de Deus. Querem tornar a humanidade o centro de adoração. Ironicamente, quando removem Deus, sua vida perde todo significado. A vida então se torna um produto do acaso, uma coleção acidental de átomos lançados ao mundo sem propósito para a existência, sem qualquer futuro a não ser a extinção. Como é satisfatório saber que não somos órfãos, mas criação especial de Deus, feitos à Sua imagem para comunhão perene com Ele.

Ele Foi Morto - Apoc. 5:1-12

Em um drama tenso sobre quem podia abrir o rolo do destino humano (veja Apoc. 5:1-10), uma nova Figura entra na sala do trono. Como um dos anciãos O descreve? Quando João olha, o que ele vê? Vs. 5 e 6

Que contradição – um poderoso Leão vencedor e um manso Cordeiro agonizante. E são a mesma Pessoa. O Leão vence pelo Seu poder irresistível. Qual é, então, o maior poder no Universo? Não são mísseis ou bombas atômicas. É o amor abnegado do Cordeiro dando Sua vida pelos seres criados, pecadores. O amor de Deus tem um poder tão grande que conquista reinos, impérios e corações obstinados. O Leão é forte, o Leão conquista porque é um Cordeiro agonizante. A força mais poderosa no Universo é o amor de Deus.

Leia o novo cântico dos seres viventes e dos anciãos. Como o sacrifício do Cordeiro exalta os remidos? Apoc. 5:9 e 10

O objetivo de Jesus era reunir representantes de todos os povos, tribos e nações (Mat. 24:1428:19 e 20) e uni-los em um reino cujos cidadãos sejam "sacerdotes para nosso Deus" (Apoc. 5:10, NVI).

Em seguida, uma multidão de anjos entra repentinamente em cântico com estas palavras: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (v. 12).

Jesus renunciou a todo poder, riqueza, força, honra e louvor em Sua longa jornada do trono do Céu para o estábulo em Belém e para a cruz do Calvário. Em seu lugar, Ele assumiu fraqueza, pobreza, escárnio, desprezo e abuso. No entanto, nunca abriu mão de Sua glória – a glória do amor abnegado.

Ele Julga e Guerreia - Apoc. 11:15-19

Que grande anúncio é feito no Céu, no clímax da história terrestre? Apoc. 11:15. Por que os vinte e quatro anciãos se alegram? Vs. 16 e 17

O reino de Deus foi um poder "subterrâneo" em meio ao território inimigo desde que Satanás se apoderou do domínio de Adão e se tornou "o príncipe deste mundo". Agora Deus toma pleno controle e começa a reinar.

Como a última parte do verso 17 e a primeira parte do verso 18 descrevem a transferência do poder do reino de Satanás para o reino de Deus? Compare Salmo 2:1.

É um tempo de ira – a ira das nações repentinamente interrompida pela ira de Deus. A ira de Deus é uma parte necessária de Seu amor. O pecado provoca sofrimento; então, um Deus amoroso deve odiar o pecado. Aqueles que escolhem o pecado sentirão a ira de Deus. A salvação é um dom tão maravilhoso que rejeitá-la é uma ofensa terrível.

Por que é necessário o julgamento descrito em Apocalipse 11:18?

Para trazer um fim ao grande conflito deve haver um julgamento final que revele a justiça de Deus (Apoc. 15:2-416:5-7). Embora colhamos o que semeamos, nem pecadores nem santos recebem o pleno resultado de suas ações nesta vida. Existe a necessidade moral de um julgamento, e uma vida futura, para que seja feita justiça.

É propósito de Deus que todo pecado seja castigado com justiça. Na verdade, todos os pecados foram castigados na Pessoa de Jesus Cristo na cruz! Nenhum ser humano precisa suportar a ira de Deus contra o pecado. O maior pecado contra Deus é rejeitar Sua oferta de perdão.

São Chegadas as Bodas do Cordeiro - Apoc. 19:1-8

Existe alegria quando a grande prostituta Babilônia (um sistema religioso perseguidor – veja Apoc. 17:1-6) é destruída, porque ela é a rival da noiva do Cordeiro. Enquanto o povo de Deus fizer parte da prostituta, o casamento do Cordeiro não pode acontecer. Então, ele é chamado a sair dela (Apoc. 18:4).

Os santos estão exultantes porque finalmente chegou o tempo das bodas do Cordeiro. Finalmente, Sua noiva está pronta.

O que torna o vestido de noiva brilhante e limpo? Apoc. 7:14. De onde vem o vestido de noiva? Isa. 61:10

Em algumas culturas – inclusive a celeste – o noivo dá o vestido para a noiva. Jesus dá aos santos o manto perfeito de Sua justiça – uma condição perfeita perante Deus. O vestido de noiva nesta passagem inclui também seu caráter, seus "atos de justiça" dados a ela por Deus. A noiva deve lavar seu manto no sangue do Cordeiro. Apocalipse 7:14 é um retrato de como somos salvos pela fé (veja também Isa. 1:18Rom. 3:21-26).

O livro de Apocalipse mostra por que toda a Criação louvará a Deus e ao Cordeiro – Ele sempre vive, é nosso Criador, é nosso Redentor por Seu sangue, e nos reivindicará como Sua noiva. Antes de nos unirmos aos coros celestiais cantando louvores a Deus, vamos praticar aqui na Terra. Então, os louvores celestes, cujas palavras já estão escritas para nós em Apocalipse, se tornarão nossa oração permanente, que será respondida contínua e espontaneamente pela presença do próprio Cristo.

Estudo XII - ORAÇÕES PELA IGREJA: PAULO





"E, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus." Efésios 2:6 e 7

ROMA, 62 d.C. O TIRANO NERO ESTÁ NO TRONO. O palácio está inquieto com vícios, intrigas e assassinato. Não longe dali está uma casa onde um prisioneiro se assenta, algemado a um guarda do palácio. Os amigos e as visitas vêm e vão, encorajando-o, ouvindo suas instruções, e levando suas cartas para os crentes de outras partes do império.

Se fôssemos visitá-lo, poderíamos esperar ver um homem sentado na escuridão, pensando no destino, agonizante para saber se será executado ou libertado. Mas, ao contrário, ele está escrevendo para outros cristãos sobre o que significa estar vivo e feliz em Cristo. Ele está orando também para eles para que apliquem à própria vida a salvação de Cristo e Sua imensurável graça. Que tipo de experiência é esta? Como podemos aprender mais sobre ela? As orações de Paulo pela igreja em Efésios 1:15-23 e 3:14-20 explicarão.

A Igreja – Real e Ideal - Efés. 1:1-14

Algumas pessoas pensam que a igreja cristã nos dias dos apóstolos era ideal. Na verdade, não era nada diferente de nossas igrejas de hoje. A igreja de Éfeso, por exemplo, tinha seus problemas. As cartas de Paulo a Timóteo indicam que a igreja abrigava falsos mestres, apóstatas, preguiçosos e intrometidos (I Tim. 1:6, 7 e 20;5:13). Ele advertiu os anciãos de Éfeso de que "lobos vorazes" se infiltrariam na igreja, arrastando os discípulos atrás deles (Atos 20:29 e 30). A igreja de Éfeso então extirpou a heresia com tanto vigor que se tornou uma congregação sem amor (Apoc. 2:1, 2, 4 e 6). Essas experiências são típicas de uma igreja real. Em sua carta aos Efésios, porém, Paulo mostra uma visão da igreja ideal que nos surpreende.

Quais eram as circunstâncias de Paulo quando escreveu a carta aos Efésios? Atos 28:16, 30 e 31Efés. 3:16:19 e 20

Depois de ser preso e mantido em custódia por dois anos, Paulo apelou a César e foi enviado para Roma como prisioneiro. Por mais dois anos, ele esteve sob prisão domiciliar, algemado a um soldado – um tempo difícil para o velho apóstolo (Filem. 9 e 10). Ele foi julgado perante Nero e absolvido, mas mais tarde foi preso novamente, confinado a um calabouço, e decapitado.

Qual era o estado de espírito de Paulo quando escreveu esta carta? Leia sobre as bênçãos que ele especifica. Efés. 1:3-10

Em meio à perseguição e prestes a ser executado, Paulo ainda olha além das circunstâncias terrestres e contempla o reino celeste em Cristo. Deus predestina a todos que O aceitem.

Paulo passou quase três anos em Éfeso e tinha uma íntima relação com os crentes daquela cidade. Ele começa sua carta para eles com uma oração de louvor e ação de graças.

Quando o apóstolo contempla a fundação da igreja em Éfeso, duas imagens vêm à sua mente:

1a) a imagem da vida a partir da morte. Antes de Jesus, estávamos mortos nas nossas transgressões e pecados (Efé.2:1). Estávamos mortos (Efés.2:1-5). Mas, quando Jesus entra, existe nova vida, assentamo-nos com Ele (Efés.2:6). A morte é derrotada, o pecado é derrotado, e nos tornamos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para fazer boas obras (Efés.2:10).

Uma visão da Igreja

Paulo tinha uma compreensão não só das ricas bênçãos que Deus derramou sobre Seu povo (Efés.1:3-10) mas também de como o próprio povo de Deus foi ricamente abençoado.

Quando ouviu falar de sua fé em Cristo e de seu amor mútuo, Paulo expressa exuberante gratidão pelos santos em Éfeso (vs.15 e 16).

O conceito de Paulo sobre a Igreja é tão magnífico que precisamos de ajuda especial para compreende-lo. O que ele pede a Deus para fazer para nos ajudar a entender? (Efesios 1:17 e 18)

2a) a imagem de muros derrubados. Houve um tempo em que os gentios e judeus viviam em mundos separados. Os gentios eram “estrangeiros quanto às alianças da promessa”, sem esperança e sem Deus no mundo” (Efés.2:11 e 12). Entre os dois, filhos do mesmo Pai, surgiu um muro, erguido pelo orgulho, nutrido pelo preconceito e defendido pela ignorância religiosa. Então, entra Jesus. Seu sangue derruba o muro de hostilidade, e nEle emerge “dos dois um novo homem” (vs.15), com um único acesso ao Paie uma única cidadania na casa de Deus (Efés.2:11-15).

O poder de Deus em Cristo

O poder de Deus para trabalhar em nossa vida é tremendo e imensurável (Efés.1:19). A ressurreição de Cristo prova que, não importa o que façam, os seres humanos não podem impedir que o propósito de Deus seja cumprido.

A que altura Deus elevou Jesus? Leia Efés.1:20 e 22.

Que significado tem a exaltação de Jesus para a Igreja? (Efés.1:21-23).

Deus deu Jesus, como cabeça sobre todas as coisas, para a igreja, que é seu corpo. Quando Cristo for exaltado, Seu corpo, a igreja também será exaltada.

O poder de Deus em nós

Quando um amigo lhe dá um presente, você não pergunta a essa pessoa quanto lhe deve. Mas, muitos cristãos, quando recebem o dom da salvação de Cristo, sentem ou crêem que ainda existe algo que devem fazer para obter esse presente. Paulo fala sobre a incomparável riqueza (Efés.2:7) da graça de Deus. Nada que façamos poderia igualar a esse dom. Devemos fazer com ele o que faríamos com qualquer presente- aceita-lo graciosamente, desfruta-lo totalmente e compartilha-lo alegremente pelo testemunho e por ações de bondade.

Paulo conclui sua visão da igreja ideal com uma das orações mais sublimes da Bíblia. Depois de descrever a família de Deis (Efés.2:11-22), ele derrama seu coração, pedindo-Lhe que faça coisas extraordinárias por eles- Sua igreja.

“Por esta razão, ajoelho-me diante do Pai” (3:14). Normalmente, a atitude judaica de oração era estar em pé com as mãos estendidas e a palma para cima (Marcos 11:25). Mas a oração de Paulo não é uma oração comum, casual, inspirada por um sentimento ou pensamento passageiro. Seu zelo pela igreja é tão atencioso e sincero que ele se ajoelha perante Deus em solene humildade e implora que Ele atenda seu pedido.

Paulo prossegue em oração para que os efésios recebam poder por meio do Espírito Santo de Cristo. Porque razões Paulo quer que os efésios tenham esse poder? (3:17-19).

Embora o poder de Deus esteja constantemente ativo em cada respiração e em cada batida do nosso coração, Paulo quer que o Espírito penetre ainda mais no “interior” de nossa mente. Então, seremos fortalecidos com poder. Para receber este poder, devemos primeiro estar arraigados e alicerçados baseados no amor (Efés.3:17). Segundo, devemos experimentar este poder com todos os santos. Não podemos compreender completamente isto sozinhos. Este dom vem para a igreja como um corpo.

Leia a conclusão da oração de Paulo em Efésios 3:20 e 21. A oração de Paulo estimula a imaginação. É um campo para profunda e longa meditação. Note tudo o que Deus quer que tenhamos em nosso interior: Seu poder, Seu Espírito, Jesus, as quatro dimensões do amor de Jesus e a abundância de Deus.

Depois da viagem de Paulo às alturas da glória da igreja ideal (Efés.12 e 3), Paulo desce à igreja real no mundo inferior. Leia os capítulos 45 e 6 para ver como a vida nos lugares celestiais se traduz para a vida neste mundo.

As grandes orações de Paulo registradas na Epístola aos Efésios, nos ensinam que a igreja é o corpo de Cristo, uma parte de Seu ser, tendo parte em Seu sangue, respiração e vida. Ser parte de Cristo é o maior privilégio e honra que os seres humanos já receberam.