UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

Colossenses 4:2

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

Provérbios 15:29

O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

Atos 1:14

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Romanos 12:12

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Salmos 5:3

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Filhos - Flechas nas mãos de um soldado

filhos flecha
“Os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira bênção. Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado. Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal”. Salmo 127.3-5 NTLH
“Os filhos são um presente do Senhor”. Muitos, ao se depararem com os desafios que todos os pais enfrentam ao criarem seus filhos, dizem que filho é dor de cabeça, é trabalho, é problema. Mas a palavra de Deus diz que eles são presente do Senhor e que são verdadeiras bênçãos. Creio que o primeiro passo que todos os pais devem dar é verem seus filhos como Deus os vê. É preciso termos a fé que faz com que possamos dizer: “se Deus disse que eles são presentes, então eles não são acidentes. Se Deus disse que eles são bênção, então eles não são maldição”. Sei que há certas fases em que acreditar nisso exige uma dose maior de fé. Mas, Deus quer que chamemos o que não é como se já fosse (Rm 4.17).
A Bíblia diz que eles são flechas nas mãos de um soldado. O soldado sabia que o propósito de uma flecha era atingir o alvo e, para isso era preciso que ela fosse bem reta. Uma flecha torta, dificilmente atingiria o alvo. Esta figura nos mostra a importância de se trabalhar no caráter dos filhos a fim de que eles entendam o valor da retidão. Uma herança de inestimável valor que um pai deixa aos filhos é o exemplo de uma vida correta. Somente com exemplo é que se poderá ensinar ao filho como é que se caminha com honra nesta terra. Ser honesto em tudo, honrar seus compromissos, ter palavra, respeitar aos outros, ser diligente, plantar coisas boas, fazer o bem, saber que há um Deus que a todos vê, são algumas das coisas preciosas que podemos ensinar aos nossos filhos a fim de que eles sejam flechas retas. Digo ensinar, primeiro através de nossas vidas e depois através de nossas palavras. A promessa de Deus é de que se ensinarmos o menino o caminho em que deve andar, quando for grande não se apartará dele (Pv 22.6). Sabemos que nossos filhos são possuidores do livre arbítrio, e que, têm a capacidade de escolherem o caminho que seguirão, seja ele bom ou mal. Mas, o que Salomão nos mostra é o papel dos pais: ensinar o caminho em que devem andar os filhos. Tomar este caminho é com eles. Nosso papel é apontar as flechas para o alvo. O alvo é o propósito de Deus para a vida de nossos filhos. Sim, Deus tem um projeto para cada um deles. Que tristeza é vermos jovens mergulhados nas drogas e no crime. Este não era o alvo de Deus para suas vidas. Quando vejo aquelas reportagens onde são mostradas quadrilhas presas, algemadas e sendo filmadas e fotografadas, penso em como seus pais estão sofrendo ao assistir aquilo. É claro que nenhum pai apontou suas flechas naquela direção, nenhum pai desejou aquilo para seus filhos. Infelizmente, estas flechas tortas erraram o alvo de Deus para suas vidas. Mas, existe uma promessa que diz que o que está torcido se endireitará (Is 40.4). Muitas flechas tortas serão endireitadas pelos tratamentos de Deus e tomarão o rumo certo em suas vidas. O trabalho de endireitar uma madeira que está torta é dolorido para esta madeira, mas, o resultado é maravilhoso. Se virmos flechas indo na direção errada, a primeira coisa que tranquiliza nosso coração é sabermos que fizemos nossa parte. A segunda é sabermos que Deus tem seus meios para endireitar uma flecha e que, através de nossas orações, irá transformar nossos filhos na bênção que eles vieram ao mundo para ser.
A Bíblia diz que com o coração se crê e com a boca se faz confissão (Rm 10.10). Então é bom praticarmos o falar aquilo em que cremos. É bom pararmos de dizer que nossos filhos são uma decepção, uma vergonha, uma praga. É bom dizermos que nossos filhos são um presente, que são uma bênção. Não estou falando de confissão positiva, estou falando de cremos e declaramos a palavra de Deus, pois, em certos momentos e em certas fases da vida de nossos filhos, a única coisa em que poderemos nos agarrar será nas promessas da palavra de Deus. Há momentos em que se é preciso crer contra a esperança e colocar a palavra de Deus acima daquilo que nossos olhos vêm.
Temos um inimigo que quer nos derrotar através de nossos filhos e que gosta de nos acusar para nos sentirmos os piores pais do mundo. Mas a Bíblia diz que venceremos nossos inimigos, pois a história ainda não acabou. A semente da palavra e do bom exemplo que plantamos no coração de nossos filhos, um dia brotará.

O VELHO PROFETA ESTAVA MENTINDO


clip_image001
Então o velho profeta disse: —Eu também sou profeta como você, e o SENHOR Deus mandou que um anjo me dissesse que levasse você até a minha casa e lhe oferecesse a minha hospitalidade. Mas ele estava mentindo – 1 Reis 13.18
Aquele jovem profeta recebeu uma ordem clara de Deus: deveria ir a Betel e entregar a mensagem de Deus ao rei Jeroboão, não comer pão nem beber água e regressar por outro caminho. Após ver que de fato aquele jovem era enviado de Deus, o rei convidou-o para jantar em seu palácio. O rapaz recusou, pois, viu naquilo somente uma tentativa do reino das trevas de fazê-lo desobedecer às ordens de Deus. O idólatra rei Jeroboão se tornou um óbvio instrumento maligno e o rapaz facilmente percebeu isso. Mas, nem toda armadilha é tão facilmente perceptível...
Ali em Betel, morava um velho profeta que foi se encontrar com o rapaz. Ele veio lhe fazer o mesmo convite: vir até sua casa jantar com ele. O velho profeta ainda disse que um anjo de Deus o havia enviado até ali para fazer aquele convite ao jovem. Desta vez, o rapaz atendeu ao convite e foi terminar seu jejum antes da hora. O rapaz caiu na armadilha.
Tarde demais, aquele jovem percebeu que o diabo não usa somente reis e príncipes deste mundo, ele usa também “profetas”. Infelizmente, pessoas que se dizem mensageiros de Deus e possuidores de grande experiência também são capazes de sentir inveja e então, acabam se tornando mensageiros não de Deus, mais, do pai da mentira.
Muitos são os que resistiram firmes aos ataques de fora pra dentro, mas, não souberam distinguir os ataques sedutores de dentro para fora. É necessário ter-se uma mente firme e também discernimento espiritual. Só os que caminham próximos ao Pai sabem que Ele não dirá uma coisa para, em seguida, enviar um anjo para dizer outra. Ele não é Deus de confusão. O vento forte, o fogo e o terremoto, por mais espetaculares que sejam, talvez não tenham nada de Deus (1 Re 19.11,12). A voz tranquila e suave pode ser simples, mas nela pode estar a palavra de Deus. O apóstolo amado, sobre isso, nos disse duas coisas. Primeiro nós temos dentro de nós a unção do Santo que, com sua voz suave, testificará dentro de nós todas as coisas (1 Jo 2.27). Segundo, ele disse para não darmos crédito a todo espírito, mas provarmos para ver se eles vêm de Deus (1 Jo 4.1).
O jovem profeta foi morto por um leão por se deixar levar pelas mentiras de um velho profeta invejoso. Tomemos cuidado, pois há um leão bramando buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8). E este leão é muito mais perigoso quando vem com linguagem religiosa, semblante piedoso e cheio de “sonhos e visões” (Cl 2.18). Este leão visa a todos, mas, principalmente a nova geração de profetas que se levanta.
Não sejamos ingênuos, pois, crer é uma coisa, ser crédulo é outra.

CRISE DE FÉ




image
Ó SENHOR Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: “Violência!”, e tu não nos salvarás? Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte. Por isso, ninguém obedece à lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida – Habacuque 1.2-4
Habacuque estava vivendo uma crise de fé. Ele estava vendo os babilônios invadirem a terra de Judá e conquistarem seu povo. Como profeta, ele sabia que Deus estava permitindo aquilo por causa dos pecados do seu povo. Deus estava usando os babilônios para castigar o povo de Israel. Mas, o que Habacuque não entendia era por que Deus estava punindo o pecador povo de Israel usando um povo mais pecador ainda. Se Israel era culpado de idolatria, esta não chegava nem aos pés da idolatria de Babilônia. Habacuque estava confuso com o agir de Deus.
Todos estão sujeitos a entrar numa crise de fé principalmente quando não entendem a forma de Deus agir ou de não agir. A crise começa quando pensamos que a mente de Deus é igual a nossa, quando nos esquecemos que os seus pensamentos são mais altos que os nossos (Is 55.9). A crise pode vir quando vemos alguém doente, sabemos que Deus tem o poder de cura-lo, oramos, mas isso não acontece. A crise pode vir quando vemos tragédias caírem sobre pessoas justas. A crise pode vir quando se vê os ímpios prosperando em seus caminhos e realizando seus sonhos, enquanto aquele que acredita em Deus parece que vai ficando para trás (Sl 73).
A verdade é que Deus sabe muito bem o que faz e o que deixa de fazer. Ele é justo e amoroso. Existe algo que machuca muito seu coração: quando desconfiamos dele. Ele nos dá mil e um motivos para acreditarmos no seu amor, na sua sabedoria e na sua justiça, mas, ao vermos algo que não compreendemos deixarmos de confiar nele. Isso machuca seu coração. Esse foi um dos motivos que fez com que o povo de Israel não entrasse na terra prometida, mas somente seus filhos. Diante dos primeiros obstáculos eles não clamavam pedindo socorro, eles reclamavam e murmuravam. Uma das coisas que Deus mais quer é que confiemos nele.
Mas o que fazer quando enfrentamos essas crises? Devemos fazer o mesmo que Habacuque fez, devemos nos colocar em nossa torre de vigia e clamarmos à Deus:
“Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa” (Hc 2.1).
Talvez Ele nos dê uma explicação como fez com Habacuque. Deus mostrou a ele que os babilônios estavam sendo um instrumento de Deus para disciplinar o povo de Israel, mas, o dia deles mesmos (os babilônios) serem julgados iria chegar (Hc 2.16). O povo de Israel estava sendo disciplinado como filhos e, após aprenderem a lição seriam restaurados, mas, os babilônios seriam exterminados. Agora as coisas faziam mais sentido para Habacuque.
Talvez Deus nos responda com o que Jesus disse à Pedro: “O que eu faço agora você não entende, mas intenderá depois” (Jo13.7).
Talvez Deus nos responda como Jesus respondeu para João Batista que se encontrava preso: “Felizes aqueles que não abandonam sua fé em mim” (Mt 11.6).
Talvez Deus nos responda simplesmente colocando paz em nosso coração (Rm 15.13).
Alguns, ao enfrentarem uma crise de fé não recorreram a Deus, preferiram abandona-lo. Estes não quiseram saber de um Deus que não se encaixe nas suas perspectivas. Outros recorrem a Deus e são curados e saem com uma fé mais fortalecida. Estes sabem que ainda que não entendam o que Deus está fazendo, podem confiar nEle. Habacuque experimentou isso e, ao ser sarado, declarou:
“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus o meu Salvador. O Senhor é a minha força ele torna o meu andar firme como de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro” (Hc 3.17-19).
Quem recorre a Deus, ainda que tenha vacilado na fé, voltará a caminhar firme e subirá novamente para a montanha da comunhão com Deus onde estará seguro




Fazendo negócios com Deus?

image
Satanás respondeu: —Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? – Jó 1.9 
Um dia o acusador compareceu diante de Deus no meio do ajuntamento de anjos que se reunia perante o Senhor. É isso aí! Ele transfigura-se em anjo de luz e consegue passar despercebido no meio dos outros anjos. Ele só não engana a Deus que o reconheceu imediatamente. Respondendo à pergunta de Deus, satanás disse que ao andar na terra e passear por ela, de fato, um homem havia lhe chamado a atenção. Jó se destacava dos demais não somente por ser o homem mais rico da terra, mas principalmente por seu temor à Deus, sua piedade e sua vida justa. Jó era um daqueles de quem Deus não se envergonhava de ser chamado o seu Deus. Mas, o acusador estava ali para fazer o seu trabalho. Por acompanhar a raça humana a muito tempo, ele já havia formado o conceito de que os seres humanos só se relacionam com Deus na base da barganha e da troca. Deus lhes dá o que eles querem e eles lhe pagam com uma vida piedosa. Ou então, eles vivem uma vida reta, obedecendo aos mandamentos de Deus, e Deus lhes paga com prosperidade, saúde e proteção. Em outras palavras, o que existe entre Deus e os homens, não passa de negócios. Satanás sabia que tudo o que Jó tinha vinha das mãos de Deus (e ele não tinha pouco). Jó só poderia responder com fidelidade e obediência. Satanás achava que os servos de Deus são como seus servos. Satanás compra seus seguidores lhes oferecendo os reinos do mundo e a glória deles. É verdade que muitos se prostram e o adoram em troca dessas coisas. Muitos fazem isso em relação a Deus também. Eles o adoram desde que Deus lhes dê os reinos do mundo e a glória deles. Uns vendem a alma ao Diabo, outros querem vendê-la para Deus. Para estes, Deus e o diabo não são muito diferentes. A aposta de Satanás é que, onde existe fidelidade, por trás, na verdade, só existe interesse.
Cabe a nós examinarmos nossa devoção a Deus para descobrirmos se, em relação a nós essa acusação seria verdadeira. É só pararmos e pensarmos se servirmos a Deus a fim de que Ele faça por nós coisas que, se pensarmos bem, satanás também pode fazer. Se enxergarmos em Deus uma espécie de gênio da lâmpada, que vai nos conceder os três pedidos, é sinal de que nosso relacionamento não passa de um negócio. Pedro conheceu Jesus em meio a um milagre, uma pesca maravilhosa. Mas, um dia, Jesus quis saber só de uma coisa: “Pedro, você me ama”. Naquele dia os peixes pularam milagrosamente na rede de Pedro, mas, viriam dias em que isso não iria acontecer. Nessa hora, o que iria sustentar Pedro senão um relacionamento de verdadeiro amor? E tem mais, o príncipe deste mundo também consegue fazer com que as redes de muitas pessoas fiquem cheias (embora o coração esteja vazio). Deus sempre soube, e a experiência com o povo de Israel no Egito e no deserto demonstrou, que os milagres produzem admiração, mas não amor. Sim, Ele faz milagres, prospera e protege, mas, sem ilusões e por misericórdia. Deus não quer relacionamentos como daqueles milionários de setenta e tantos anos com uma namorada de vinte e três. Ele sabe o que sustenta a maioria desses namoros e casamentos. Para satanás, os homens não passam de jovens garotinhas namorando com um poderoso empresário.
Em relação a Jó, Satanás quebrou a cara. Ele conheceu um homem que recebia o que Deus lhe dava, mas, o seu tesouro era o próprio Deus. São homens desse tipo que tem silenciado o acusador. São homens deste tipo que são o prazer do coração de Deus. Jó não foi provado para que Deus soubesse o que havia no coração dele, pois não há o que Deus não saiba. Jó foi uma demonstração para o diabo, para os anjos e para o mundo de que nesta terra existem homens que verdadeiramente amam a Deus.

CARTA DE UM PAI AO FILHO





Amado Filho,


O dia em que este velho já não for o mesmo, tenha paciência e me compreenda.
Quando eu derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenha paciência comigo e se lembre das horas que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas.
Se quando conversa comigo, repito e repito as mesmas palavras e sabes de sobra como termina, não me interrompas e me escute. 


Quando era pequeno, para que dormisse, tive que contar-lhe milhares de vezes a mesma estória até que fechasse os olhinhos.
Quando estivermos reunidos e, sem querer, fizer minhas necessidades, não fique com vergonha e compreenda que não tenho a culpo disto, pois já não as posso controlar. Pensa quantas vezes quando menino te ajudei e estive pacientemente a seu lado esperando que terminasse o que estava fazendo.


Não me reproves porque não queira tomar banho; não me chames a atenção por isto. Lembre-se dos momentos que te persegui e os mil pretextos que tive que inventar para tornar mais agradável o seu banho.
Quando me vejas inútil e ignorante na frente de todas as coisas tecnológicas que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário para não me machucar com o seu sorriso sarcástico. 
Lembre-se que fui eu quem te ensinou tantas coisas.
Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem com o faz, são produto de meu esforço e perseverança.


Quando em algum momento, enquanto conversamos, eu chegue a me esquecer do que  estávamos falando, me dê todo o tempo que seja necessário até que eu me lembre, e se não posso fazê-lo não fique impaciente; talvez não fosse importante o  que falava e a única coisa  que queria era estar contigo e que me escutasse nesse momento.
Se alguma vez já não quero comer, não insistas. Sei quando posso e quando não devo.
Também compreenda que, com o tempo, já não tenho dentes para morder, nem gosto para sentir.
Quando minhas pernas falharem por estarem cansadas para andar, dá-me sua mão terna para me apoiar, como eu o fiz quando começou a caminhar com suas fracas perninhas.


Por último, quando algum dia me ouvir dizer que já não quero viver e só quero morrer, não te enfades. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com seu carinho ou o quanto te amei.
Trate de compreender que já não vivo, senão que sobrevivo, e isto não é viver.
Sempre quis o melhor para você e preparei os caminhos que deve  percorrer.
Então pense que com este passo que me adianto a dar, estarei construindo para você outra rota em outro tempo, porém sempre contigo.
Não se sinta triste, enojado ou impotente por me ver assim. Dá-me seu coração, compreenda-me e me apóie como o fiz quando começaste a viver.
Da mesma maneira que te acompanhei em seu caminho, te peço que me acompanhe para terminar o meu.
Dê-me amor e paciência, que te devolverei gratidão e sorrisos com o imenso amor que tenho por você.
Atenciosamente,
Teu Velho


PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO?

A vida é linda e nos proporciona momentos lindos. Às vezes acontecem coisas tristes e ruins que enfeiam a vida e chegam a deixá-la sem graça por um tempo. Temos que ter consciência de que essa vida que vivemos hoje, não é exatamente como Deus queria que fosse quando planejou criar o homem. Pois Deus criou tudo perfeito para que pudéssemos viver felizes eternamente, mas infelizmente o homem permitiu que Satanás lhe conduzisse ao erro, que o afastou de Deus e de seus planos felizes para a vida humana. E é justamente isso que faz com que a vida que vivemos hoje, não seja exatamente como Deus planejou que fosse, pois hoje o homem não é mais o ser perfeito criado no Éden, mas o ser desobediente que foi expulso do Éden. O homem hoje é um pecador necessitado do perdão de Deus. Pena que nem todos querem aceitar que essa é a única forma de se encaixar novamente no propósito Divino, aceitando Jesus como seu Salvador! 

É justamente essa decisão de aceitar ou não Jesus como Salvador que irá responder a pergunta que intitula esta mensagem: “Para onde você está indo?”
Vamos usar um pouquinho da imaginação. Imagine um homem andando em uma estrada. Em sua volta ele vê árvores, pássaros, pedras, rosas e espinhos. Ele sente o cheiro das flores, sente o gosto das frutas, vê o azul do céu de dia e o brilho das estrelas e da lua à noite. E o homem caminha noite e dia nesse caminho que ele não sabe onde vai dar. Nesse caminho ele encontra pessoas bondosas e também gente má. Mas o triste mesmo é que ele não sabe onde irá chegar, até que chegue a um certo ponto onde há opções, de seguir em frente ou tomar um caminho ao contrário do que seguiu até então. Na dúvida, encontra alguém no meio do caminho, que se aproxima dele e lhe pergunta: “Para onde você está indo?” E o homem responde: “Eu não sei!” E então recebe um convite: “Vem comigo e sigamos em frente, olhe quanta coisa há neste caminho que ainda não conhece. Veja quanta gente vai seguindo apressadamente por este caminho. Com certeza é o melhor!” Enquanto o homem decide aceitar o convite e dá o primeiro passo rumo a desfrutar das coisas que há nesse caminho, alguém que está do outro lado o alerta: “Hei, você não sabe para onde está indo. Realmente há coisas deliciosas nesse caminho, mas fazem mal e matam. É melhor caminhar por aqui. Poucas pessoas decidem caminhar por este caminho, porque aqui não desfrutamos nenhuma dessas delicias que, antes de sabermos que matam, gostávamos de saborear. Mas não sabem que aqui temos a paz de saber para onde estamos indo, e o melhor, somos guiados, protegidos e nunca estamos sós ou perdidos”. Então o homem pergunta: “Mas por que vocês carregam uma cruz? Ela não é pesada? As pessoas do outro caminho não carregam uma cruz”. E então tem sua pergunta respondida: “Realmente não carregam uma cruz, mas por desfrutarem de tudo que tem de oferta pelo caminho, passam a carregar um pesado fardo que não tem como largar, nem quem os ajudem a carregar”. E o homem questiona novamente: “Esse caminho onde estou é mais largo e espaçoso, você não acha? E também, andar em um caminho estreito, carregando uma cruz, não deve ser nada fácil. Pelo menos aqui posso desfrutar de muitas coisas que não vejo as pessoas desfrutarem daí - essa cruz deve atrapalhar. Não sei o que leva alguém a querer caminhar por aí!” Então recebe a resposta: “É que sabemos para onde estamos indo! Sabemos que nosso Senhor nos guia pelo caminho da vida eterna”. O homem então questiona novamente: “Caminho da vida eterna? E você disse que neste caminho onde estou, desfrutamos de coisas que matam? Por que então tanta gente prefere andar por aqui?” E tem sua pergunta respondida: “Porque iludidos com as muitas ofertas desse lado, não reparam no que há de tão especial desse lado de cá. Observe logo ali na frente - o que vê?” O homem, assustado, responde: “Um homem morto pendurado em uma cruz! O que é isso, por que isso?” E recebe como resposta a coisa mais impactante de sua vida: “Jesus morreu por você!” Por mim? “O que eu tenho a ver com isso?” Você pecou, homem, e saiu do plano que Deus tinha para sua vida. Hoje desfruta de tudo que o mundo tem a lhe oferecer nesse caminho, coisas como: Prostituição, dinheiro, fama, bebidas...aos seus olhos são delicias a serem desfrutadas nesse caminho chamado vida. Mas infelizmente essas coisas se chamam PECADO e o fim delas é a MORTE. Deus o criou para ser perfeito, mas você desobedeceu a Sua ordem e desprezou a comunhão com Ele, e isso explica o seu vagar sem rumo. A única chance de ser salvo é olhar para aquela cruz e aceitar o amor que levou Deus, o seu Criador, a enviar Seu Filho a este mundo, para morrer em uma cruz em seu lugar e pagar na cruz a dívida que você tem perante Deus. Se você quiser, basta aceitar, entregar a sua vida a Ele e caminhar eternamente na presença de Deus”. E este caminho conduz ao céu! (João 14.6) Disse-lhe Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai se não por mim”. (Lc 9.21) Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.(Mt 7.13-14) Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.(Mc 16.16) “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.(Rm 6.23) “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Existe um céu, uma morada para os que vencerem todas as dificuldades que enfrentam neste caminho chamado vida, sem deixarem a cruz, sem abandonarem Jesus. Ele mesmo foi preparar-nos um lugar e virá para nos buscar para morarmos eternamente com Ele. Mas também existe o inferno, lugar onde padecerão os que negarem aceitar Jesus, lugar de sofrimento sem fim. Só depende de você. Para onde você está indo? 


ONDE ESTÁ O SEU TESOURO?


“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mt.6.21Estas são palavras ditas por Jesus em seu sermão muito conhecido: O SERMÃO DA MONTANHA.
Como disse, sermão muito conhecido, mas infelizmente pouco praticado!
Por que será que palavras tão poderosas como as que Jesus pregou na montanha têm sido deixadas de lado?
Tenho pelo menos duas opções para encontrar resposta para essa pergunta: ninguém está nem aí para o que Jesus falou ou o que Ele falou é muito difícil de obedecer.
Só consigo pensar nessas duas opções, pois se ninguém está nem aí para o que Ele falou, explica o porque das pessoas não praticarem o evangelho.
Esta primeira opção vale para os não convertidos, pessoas que não aceitam ao Senhor Jesus e por causa disso não estão nem aí para o que falou ou fez.
Já a segunda opção vale para nós que já somos convertidos, aceitamos a Jesus e devemos obedecê-lo, mas... Sermão da montanha é muito difícil!
Entre tantas coisas ensinadas lá, hoje vou me prender no versículo citado acima.
Irmãos, Jesus é o maior pregador do evangelho, Ele não só ensinou cada palavra como cumpriu cada palavra.
Podemos até admirar pessoas que estudam a Bíblia e se tornam professores e até doutores em teologia. Devemos seguir seus exemplos e aprender com eles.
Mas Jesus tem que estar em primeiro lugar, Ele é o máximo e mais ninguém. Mas não é bem isso que tenho visto não.
Em grandes congressos, onde se agrupam grandes números de pessoas, já não são pregadas palavras como o Sermão da montanha.
Estou falando do que tenho visto, não do que alguém me contou. As igrejas fazem festas e convidam pregadores, às vezes alguns até famosos.
Mas a festa é quase sempre igual, muitos hinos, esses quase sempre sem conteúdo Bíblico, a letra da canção é quase a mesma: começa com “irmãaaaao!” - é bem assim mesmo, “irmão” em destaque!
Lá pelo meio do “hino” vem a tal da “provação” e “que Deus vai socorrer e dar vitória, a benção vai chegar, se você perdeu a benção Deus vai dar de novo, porque é vitória, é vitória, é vitória... amém!”.
Um hino atrás do outro, tudo igual, o mesmo ritmo, a mesma letra, só muda a ordem das frases e olhe lá viu!
E no momento da Palavra, que deveria ser o momento mais importante da festa, lá vem a mesma coisa, como os cantores , os pregadores também resolveram pregar quase sempre a mesma palavra: “Porque hoje é o dia da vitória” ...e pegam todos os textos da Bíblia para darem as bases às suas pregações, qualquer um ta valendo.
Mas o sermão da montanha eu nunca vi ninguém pregá-lo em grandes congressos. Sou jovem ainda, não posso dizer de um tempo passado, falo do presente, do que estou vivenciando.
Sendo algo tão profundo o conteúdo das palavras de Jesus em seu sermão, acredito que deveria ser sempre pregado, pois, e os jovens e os novos convertidos, como ficam?
Devem ficar sem aprender o verdadeiro evangelho, sem os nutrientes vitais para o bom desenvolvimento na fé que garantem a eternidade? Tenho certeza, essa não é a vontade de Deus.
Voltando ao versículo acima, onde está o seu tesouro? O que você considera ser importante, com o que tem gastado o seu tempo?
Tem gastado seu tempo falando dos outros? Ouvindo qualquer coisa? Chorando por uma decepção amorosa? Comprando compulsivamente?
Lembre-se, onde estiver o seu tesouro, ou seja, a importância da sua vida, aí estará também o seu coração.
Neste mesmo sermão Jesus nos ensina sobre a solicitude da vida, preocupações desnecessárias, como: “o que vou vestir?”.
Meu Deus!Tem gente que suja o nome por causa de compras excessivas, estouram o cartão, acabam com seus salários e até roubam por um modelito novo!
Crente não pode ser assim, pois não foi isso que Jesus ensinou. “E quanto ao vestuário, por que andais solícitos?” E nos ensina a admirar os lírios do campo que Ele fez, dizendo que nem Salomão com toda a riqueza que teve, se vestiu como um deles.Tem gente que nem olha para os lírios ou para qualquer uma das criações de Deus, considera isso perda de tempo.
Jesus nos ensina a não amarmos o mundo e nem o que no mundo há. I Jo.2.15
Tudo que toma o espaço e o tempo que deveríamos devotar a Deus passa a ser idolatria.
Portanto analise bem o que tem falado, visto, pensado e feito, pois onde estiver o seu tesouro aí estará o seu coração.
Junte tesouros no céu, onde os ladrões não podem roubar, e lá também estará o seu coração.


JÁ SE VIU NO ESPELHO HOJE?


Normalmente, quando acordamos, a primeira coisa que fazemos é escovar os dentes, lavar o rosto e..se olhar no espelho.
Então arrumamos o cabelo e a roupa, de vez em quando vemos cada coisa horrível na nossa face!Quem nunca se sentiu feio ao se ver deformado por uma espinha?
Pois é, o que quero chamar atenção aqui é para o fato de saber se você se lembra de como estava seu rosto na hora que se olhou no espelho.Sabe por que? Porque a bíblia usa essa comparação, veja só o que Tiago escreveu em sua epístola no capítulo 1 e nos versículos 23 e 24: "porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla no espelho o seu rosto natural porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era”.
Ser somente ouvinte da palavra não adianta, não terá os resultados da sua prática.
Geralmente os ouvintes da Palavra já se consideram conhecedores da verdade e pensam que estão vivendo de forma que agrada a Deus.
Os ouvintes da Palavra sabem o certo, pois já ouviram e a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus, mas acabam fazendo o errado e saber o certo e fazer errado é pecado. Os ouvintes da Palavra são crentes na hora da pregação durante o culto, choram com o consolo que temos na Palavra, sentem seus corações vibrarem com a força que nela tem, temem ao Deus da Palavra, pois reconhecem o seu poder.
Mas quando acaba o culto, o ouvintes não praticantes se esquecem de tudo que foi falado e lido na pregação, então agem como se não conhecessem a palavra,são maldizentes,fofoqueiros,endividados, fornicadores ,adúlteros,mentirosos, iracundos,malandros etc...
Pois se esquecem do consolo da Palavra, do poder que ela tem, se esquecem da sabedoria que Deus dá ,e levam suas vidas assim, quando ouvem a Palavra acreditam nela ,acabou a pregação se esquecem da Palavra e voltam à maneira perdida de viver, como o homem que se esquece do seu próprio rosto!
"Mas aquele que atenta para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito".
Ser crente só dentro da igreja não adianta, ser religioso é ser como um viciado, só muda o vicio. O vicio do religioso é ir à igreja, ter o seu lugar lá, conversar com os membros, muitas vezes para falar o que não deve nem ser dito em nosso meio.
"Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração a religião desse é vã”.
"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo".
Ser cumpridor da Palavra é entrar pela porta estreita e andar pelo caminho estreito, é ser ouvinte atento e obediente à Palavra de Deus.
É se olhar no espelho e nunca se esquecer do que vi


VOCÊ CONHECE JESUS...SERÁ QUE JESUS TE CONHECE?


Lógico que Jesus sendo Deus é Todo Poderoso, sabe e conhece todas as coisas!
Mas, conhecer aqui, quer dizer sobre comunhão, relacionamento íntimo.
Se você já ouviu alguém falando sobre Jesus e decidiu por entregar a sua vida a Ele, então você teve oportunidade de conhecê-Lo.
Você ter a oportunidade de conhecer não quer dizer que já conhece. É igual quando conhecemos alguém através de uma outra pessoa que nos fala sobre ela. Passamos a saber da existência da pessoa mas conhecê-la dependerá de nosso interesse e esforço. Assim é quando ouvimos alguém falar de Jesus, sabemos de sua existência, mas conhecer Jesus depende de interesse e esforço. Quando nos interessamos em conhecer alguém, mantemos contato constante com essa pessoa, falamos sobre vários assuntos e descobrimos a opinião da pessoa a respeito de tudo.
Então a partir daí podemos falar que conhecemos alguém: se sabemos o seu nome, sua história de vida, suas expectativas, suas opiniões etc. Assim também é com Jesus, sem o contato diário com Ele, não saberemos as Suas opiniões, não conheceremos a Sua vontade, não seremos íntimos.
A partir do momento que conhecemos Jesus podemos escolher ser conhecidos dEle ou não; Como assim? Ele já não me conhece?
Sim, conhece, Ele te conhece desde a concepção quando você crescia em segredo no útero de sua mãe. Ele conhece você tão profundamente que sabe até as palavras que sua boca pronunciarão antes que em seu pensamento elas venham a existir. Sem dúvida, Ele nos conhece, pois Ele próprio nos deu a vida.
Mas sermos conhecidos de Jesus é sermos íntimos dEle. Através de nossa comunhão mantermos o contato com Deus, conhecer a Sua vontade e cumprir, pois Ele é mais que um amigo chegado, Ele é Deus! Ser conhecido dEle é viver a vida para honra e louvor de Seu Santo Nome, obedecendo os Seus Mandamentos.
Ser conhecido de Jesus é ser Templo, é ser tão íntimo ao ponto dEle habitar dentro de você - Jo.14.23: “Jesus disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos e faremos nele morada”. Ser conhecido de Jesus é ser a casa dEle, e como sabemos, estar em casa é estar à vontade. Arrumamos a casa todos os dias para ficar um ambiente agradável, limpamos as sujeirinhas, a deixamos bem limpinha e jogamos fora o que não presta. É assim que Jesus faz em teu ser, transforma-o em um lugar onde Ele tem prazer em estar.
Temos que ter na consciência que Jesus deixou uma regra explicando quando Ele viria habitar em alguém: Ele disse que quem o ama guarda os seus mandamentos!
Guardar os Seus mandamentos é prova de amor, isso não é brincadeira, é mais sério de que podemos imaginar. Vemos muitas pessoas falando de Jesus sem serem íntimos dEle.
Usam a Palavra de Deus para alcançarem realizações mundanas e passageiras, se fazem artistas usando o nome de Jesus. Isso é PECADO!
O Nome de Jesus é poderoso e deve ser respeitado, mas tenho visto tanta falta de respeito nos homens e mulheres que se dizem ser de Deus! Profetizam absurdos que são contrários à Palavra de Deus, dizendo ser em nome de Jesus. Fazem shows de milagres onde Jesus não é o centro das atenções, mas sim a imagem do homem ou da mulher que desfilam como sendo os portadores do poder que cura essas pessoas. Gritam, empurram, jogam as pessoas no chão, passam azeite, rodam a toalhinha milagrosa que faz cair" fogo"e por aí vai...
E o pior é que essas pessoas por não conhecerem realmente ao Senhor Jesus pensam que estão bem diante de Deus; o que é uma ilusão, um triste engano.
O que Jesus quer é que sejamos cumpridores de Seus mandamentos. Essa atitude é a prova do amor que temos por Ele e também é a garantia de estarmos sendo amados a ponto de sermos transformados em morada de Deus.
Morada onde Ele tem liberdade de limpar, renovar e fazer um agradável ambiente para estar e realizar a Sua vontade.
"Nem todo o que me diz; Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus ,mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E em Teu nome não expulsamos demônios? E, em Teu Nome não fizemos muitas maravilhas? E então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim,vós que praticais a iniquidade”. Mt.7.21-23
Você profetiza em nome de Jesus? Você prega em nome de Jesus? Você faz milagres em nome de Jesus? Expulsa demônios em nome de Jesus?
Tem se realizado com a fama em torno de seu próprio nome ou ao ver crentes pulando quando você fala ou canta?
“O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade”. (2 Tm. 2.19).
CUIDADO, SERÁ QUE JESUS TE CONHECE?


VOCÊ É OVELHA?

Você é ovelha? Claro que não, você é um ser humano! Mas você pode ser comparado a uma ovelha? Disse Jesus: Eu sou o Bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas e delas sou conhecido (João 10.14). Para ser ovelha conhecida pelo Pastor Jesus, e principalmente fazer parte de seu rebanho, precisa-se primeiramente conhece-Lo. Muitos se julgam ovelhas, mas não são, pois não conhecem o Pastor Jesus. Sabemos que as ovelhas são totalmente dependentes do pastor, são animais frágeis, inseguros, indefesos e inocentes. Não podemos nos considerar ovelhas quando nos achamos autossuficientes, corajosos e independentes para tomar decisões. É muito importante atentarmos para essa verdade de que somente quando nos tornamos totalmente dependentes de Jesus é que seremos realmente suas ovelhas. Como anda sua dependência por Jesus? Devemos prestar atenção na afirmação do Mestre: As ovelhas seguem o pastor porque conhecem a sua voz (João 10.4). Infelizmente, quantas pessoas são enganadas e iludidas por não conhecerem a Jesus. Seguem o Mercenário, são vítimas do Diabo que vem para matar roubar e destruir (João 10.10). Mas Jesus, o nosso Bom Pastor, nos diz: Eu vim para que tenham vida e vida em abundância. E nunca se esqueça: O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. Jesus morreu por cada um de nós!

Livrar-se do peso é Tarefa Sua, e Não de Deus!


ed: 11 Oct 2011 10:49 PM PDT

Muitas vezes, alguém diz: "Tenho pedido a Deus que remova este peso, mas Ele não remove." Você pode­ria dizer-lhe a verdade: "Não, Deus disse que é você quem deveria fazê-lo.

A Bíblia diz: 'Livremos-nos de tudo o que nos atrapalha' (Hb 12.1). A tarefa é sua, e não de Deus.”

Seja consumado (Daniel trouxe consigo o encargo de sua nação em seu coração e orou até que ouviu uma palavra de Deus), ou simplesmente uma provação ou teste pelo qual devemos passar para preparar-nos para outro dia. No entanto, não se surpreenda se esta for a resposta: "Eu tentei, mas não consigo...”

Deus não nos diria para livrarmos-nos de algo se não fôssemos totalmente capazes de fazê-lo. Não é que não podemos; É que não queremos.

Estabelecemos hábitos e impomos coisas a nós mesmos que nada têm a ver com o evangelho.

Prioridades equilibradas são essenciais. Algumas pessoas têm a tendência de consumir-se na obra de Deus ao mesmo tempo em que, na verdade, negligenciam seu relacionamento com Ele. Ficamos tão ocupados em fazer as coisas de Deus que sacrificamos nossa caminhada com Ele.

Ninguém estava mais disposto a fazer a vontade de Deus do que seu Filho Jesus. Contudo, por mais que o inundo inteiro estivesse perdido em trevas, a Bíblia nos diz que Jesus "separou-se para descansar" ou afastou-se das multidões para ficar sozinho por um tempo.

Preci­samos seguir seu exemplo, principalmente quando um problema ou uma situação ameaça consumir nossa vida.

É digno de nota que a primeira decisão administra­tiva da liderança da igreja no Novo Testamento tenha sido a de que os apóstolos, ou aqueles que faziam parte do ministério de "apascentar e liderar", precisaria dedicar-se à oração e à Palavra.

Eles designaram outras pessoas para prover às necessidades diárias das viúvas. Delegaram a tarefa, a fim de que ela não se tornasse um peso que os impedisse de propagar a mensagem do evan­gelho ao mundo.

Podemos ter certeza de que a pressão surgirá, por vezes, mas sempre nos depararemos com a mesma op­ção: pressão ou prioridades?

Você jamais chegará a uma dimensão do poder de Deus enquanto não aprender como estabelecer prioridades e livrar-se do peso.

Muitas coisas na vida surgirão para impedi-lo de atingir seu objetivo ou diminuir o ritmo de sua caminhada. Todavia, o ter­mômetro de Deus permanece fixo; os rótulos em Suas garrafas não mudam de acordo com as circunstâncias.

Ele é "o mesmo, ontem, hoje e para sempre" (Hb 13.8). Sua prescrição para a saúde em tempos bons e difíceis não mudou: "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por to­dos os homens" (1 Tm 2.1). 

E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. (Mt.  14:23)

E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto.  (Mc. 6:31-32)

E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e ele, sozinho, em terra. (Mc.6:47)

E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? (Lc. 9:18)

Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte. (Jo.6:15)

O pretexto mais comum que ouvimos é este: "Não tenho tempo." Contudo, foi dado a todos nós o mesmo número de horas todos os dias. Cada um de nós tem 1.440 minutos para "gastar" todos os dias. É nossa a decisão de como usar os 86.400 segundos por dia, e o modo como administramos esse tempo faz toda a dife­rença.

Algumas coisas devem ser deixadas para mais tar­de, e devemos livrar-nos completamente de outras.