UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

Colossenses 4:2

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

Provérbios 15:29

O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

Atos 1:14

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Romanos 12:12

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Salmos 5:3

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Carta de uma mãe ao Mundo



 

Mães são criaturas especiais. Elas têm uma visão de mundo toda peculiar. Guardam a experiência, porque já viveram mais tempo que seu filho. Experimentaram incontáveis alegrias. Também tristezas, mágoa e dor. E sabem que, por mais que amem seu filho, não poderão impedir que tudo isso ele também experimente: coisas positivas e coisas negativas. Sabem igualmente que tudo isso faz parte do grande aprendizado que redundará em progresso para ele próprio. Possivelmente, por tudo isso é que uma mãe elaborou uma carta, mais ou menos nos seguintes termos:
“Caro mundo: meu filho começou hoje na escola. Durante algum tempo, tudo vai ser estranho e diferente para ele. Eu gostaria que você o tratasse com carinho. Até aqui, sempre estive ao lado dele. Aquieto seu coração. Curo suas feridas.
Estou por perto quando ele cai e rala o cotovelo ou o joelho. Quando ele cai da bicicleta, do skate e tropeça nos cadarços soltos do tênis.

Mas agora tudo vai ser diferente. Esta manhã ele vai sair pela porta da rua, acenar para mim e começar sua grande aventura.
Ele irá aprender provavelmente sobre disputas, tragédia e sofrimento. Para viver neste mundo é preciso fé, amor e coragem.
Por isso, mundo, eu gostaria que você o pegasse pela mão e ensinasse o que ele precisa saber. Ensine-o, mas com carinho. Ensine-o que, para cada malandro que existe por aí, existe também um herói. E que, em verdade, há muito mais heróis do que malandros. Heróis anônimos que realizam grandes proezas todos os dias. Fale-lhe muito mais dos heróis. Incentive-o a se tornar um deles.

Ensine-o que para cada político corrupto existe um líder dedicado. E narre-lhe detalhes das vidas desses líderes para que os possa imitar.
Ensine-o que para todo inimigo existe também um amigo. Diga-lhe como conquistar e conservar amigos.
Ensine-o sobre as maravilhas dos livros. Livros de ciência, de arte, de grandeza.
Dê a ele um momento de silêncio para que possa ponderar sobre o mistério dos pássaros no céu, das abelhas ao sol e das flores nas campinas.
Ensine-o que é muito mais digno fracassar do que trapacear. Ensine-o a ter fé nas próprias idéias, mesmo quando todo mundo lhe disser que ele está errado. Ensine-o que seu coração e sua alma nunca devem estar à venda. Ensine-o a fechar os ouvidos para o clamor da multidão... E manter-se firme e disposto a lutar quando achar que está certo.
Ensine-o com carinho, mundo, mas não o mime, pois é o teste do fogo que produz o aço mais resistente.
Mundo veja o que você pode fazer por meu filho. Ele é alguém muito especial.
A educação de uma criança não é somente um trabalho de amor e um dever. É uma missão interessante, desafiadora e honrosa. Em verdade, ela exige do educador o melhor que ele tenha para dar. Por isso, maternidade e paternidade são missões das mais nobres, confiadas pela divindade à mulher e ao homem.

Pense nisso!

A internet e o Sábado


A World Wide Web, ou a Internet, como é mais conhecida, tem ganhado alcance em todas as classes e setores da sociedade. Fato ruim ou bom? Em primeira instância, o leitor poderia dizer que é bom, pois como outras tecnologias criadas para facilitar a vida do ser humano ou para potencializar suas ações, essa ferramenta nos oportuniza comunicação rápida, entretenimento, acesso a volumes cada vez maiores de informação, enfim traz benefícios à humanidade.
No entanto, como qualquer outra tecnologia, seu sentido primário foi adulterado. Vamos citar o caso do avião. Tamanha foi a alteração sofrida em sua intencionalidade e função que fez com que seu inventor tirasse a própria vida, por desgosto provavelmente. Uma máquina projetada para encurtar distâncias e saudades, para alcançar localidades e pessoas isoladas, foi usada como arma de guerra para destruir, separar e matar. Alguma semelhança? Mera coincidência?
Você já deve estar se perguntando o que este discurso tem a ver com o título proposto a “Internet e o sábado”? A Internet foi corrompida e por isso não deve ser usada no sábado? Mas, se ela foi corrompida então não deveria ser usada em nenhum dia da semana? E o que dizer daqueles que trabalham por meio dessa tecnologia, estão condenados? Não! Decisivamente minha proposta de reflexão não é esta.
Não estou aqui para protagonizar uma luta contra a Internet, até porque por meio dela é que estamos conservando neste momento e considero isso maravilhoso. Quero levar o leitor primeiramente a pensar sobre os benefícios e perigos que a Internet tem ofertado às crianças, aos jovens, aos adultos e às pessoas de mais experiência.
 Mas, será mesmo necessário discutir sobre este assunto? Não é de conhecimento público que a “net” é composta por informações diversas, pérolas e lixo, que são vinculadas nas diversas mídias? Sim, realmente acredito que você já sabe que existem conteúdos que não agregam valor nenhum, ou ainda, que “destroem, separam e matam”.  Por isso, minha preocupação vai além, estou me referindo ao joio que está misturado com o trigo. 
Assim, como em outras fontes de informação como: revistas, TV, rádio, jornais, etc. a Internet traz textos, vídeos, fóruns, mecanismos de comunicação instantânea, e por aí vai, que podem ser “lobos com pele de cordeiro”, meios aparentemente lícitos, mas que na verdade escondem idéias e valores contrários a palavra de Deus.
“Ok!” Você poderia me dizer. “Muito obrigada. Vou ficar mais alerta nas próximas vezes que acessar a Internet e vou procurar avaliar com mais critério os materiais e serviços que tenho usado, para diferenciar o que é joio do trigo. Mas, e o sábado? Este site tem a intencionalidade de falar sobre um dia de alegria. O que seu texto contribuiu com meu relacionamento com o sábado?”
Muito bem, vou tentar responder sua pergunta. O Sábado é o santo dia do Senhor, dia que nos foi reservado para descansarmos de nossas lutas, para esquecermos nossos cuidados pessoais e nos voltarmos ao Criador que tudo fez e que nos ama infinitamente. (ver Êxodo 20:8). Ao relacionar o sábado à Internet gostaria de pensar com você sobre “aqueles coisas que são lícitas, mas que não nos convêm.”
Somente para ilustrar, comer é lícito, não é? Mas, comer exageradamente ou alimentar-se de coisas estragadas não convém, certo?   Ler é lícito e louvável, mas ler algo que nos afasta de Deus, nos fará bem? Convêm a aqueles que querem ser fiéis a Deus? E ouvir ou assistir a algo que nos afasta dos propósitos do Santo Sábado do Senhor, pode ser lícito para o mundo todo, mas nos convêm? Percebeu a diferença? Isto deve ser tratado com muito cuidado, pois embora pareça algo banal, no fundo pode nos afastar da alegria de viver o verdadeiro sábado.
Existem certas atividades que fazemos na net que não tem uma intencionalidade ruim em si, conversar com pessoas, por exemplo, no MSN ou mandar scraps no Orkut. No entanto, são ações que podem nos levar a pensar em nossos cuidados ou no cuidado dos outros: nas compras que queremos fazer, na roupa da colega que estava bonita, na conta que você tem para pagar por causa do sapato novo que comprou para a formatura da sua prima, nas provas da faculdade, enfim nosso cérebro é super poderoso para fazer conexões entre as informações que entram e as que estão lá dentro.  Note que o ato de imaginar é “invisível”, normalmente não paramos para pensar no que estamos pensando (Risos! Desculpe-me o pleonasmo, mas foi necessário). E ao não paramos para pensar no que pensamos ali na frente da telinha do computador, quando estamos tranqüilos, aparentemente descansando e falando com amigos ou irmãos queridos, é que mora o perigo. De forma sutil, nossos pensamentos voam muitas vezes para bem longe das alegrias do sábado, do gozo de adentrar neste “templo no tempo” que o Senhor nos reservou.
Mas, amigo leitor, não quero terminar este texto com a mínima chance de um tom reprovador ou cerceador quanto ao uso da Internet no sábado.  Verdade seja dita, esse meio de comunicação tem sido um grande instrumento para divulgar o evangelho atualmente. Pessoas que moram em países onde se é proibido falar do amor de Deus tem sido alcançadas, literaturas diversas são distribuídas gratuitamente, pessoas são aconselhadas, pedidos de oração são divulgados, familiares tem feito as pazes por aqui (isso aconteceu na minha família), dentre tantas outras coisas louváveis. A Internet assim utilizada é um meio que nos leva a adorar a Deus, inclusive, no sábado.
Mas como escolher o correto a fazer em meio a tão contraditório panorama? Use as guias que desde o início o Senhor Deus nos reservou: a palavra de Deus, a oração e o bom senso. Melhor do que ninguém você sabe quais são as atividades reais e virtuais que lhe convém. Até porque o Espírito Santo sempre lhe indica o que é certo e o que é errado, não é mesmo? Ou você quase não pára para ouvir a sua voz? Neste caso, atenção total, alguma coisa está errada!!! No sábado, escolha apenas aquelas atividades que te aproximam de Jesus.
Medite nos textos bíblicos de Marcos 3:4 e I Coríntios 10:23 e pense no tempo e nas atividades próprias para o seu próximo sábado na net.
Maximiliana Ferraz dos Santos
Pedagoga, especialista em informática na educação, atualmente mestranda em educação com ênfase em educação, comunicação e tecnologia

Estudo sobre A Dracma Perdida

Estudo Bíblico
A Dracma Perdida
"Lucas 15:8,9"

Introdução
    Uma dracma equivale a um Denário Romano, que é o pagamento por um dia de trabalho. Jesus direcionou esta parábola a mulher, pois muitas mulheres o seguiam e recebiam os seus ensinamentos. Ele fez esta comparação, usado a figurada da dracma, por se tratar de um objeto de valor e que a mulher havia perdido, e dentro da sua própria casa.
Não era comum ás mulheres trabalharem naquela época em serviços que era realizado por homem. Portanto, para ganhar aquelas dez dracmas, custou sacrifício dela mesma, ou de alguém que lhe ofereceu aquela importância em dinheiro. E ela soube reconhecer o valor que tinha aquelas dracmas, quando perdeu uma delas. Por isso que, diligentemente a foi procurar.
Vejamos algumas lições que aprendemos com esta parábola de Jesus.

Lição (1)
    Ganhar uma dracma custava um dia inteiro de trabalho pesado. Portanto, a dracma tinha muito valor, e este valor foi reconhecido pela mulher.

O Significado da Dracma:

  1. O valor de um talento perdido

Na primeira carta de Paulo aos Coríntios cap. 12 e vers. 28 está escrito que o Senhor deu diferentes dons para a igreja. Estes dons devem ser usados para a edificação da igreja e para salvação das almas. Quem os recebe deve cuidar bem, e mantê-lo sempre em uso. Porque um dia o Senhor irá requerer de cada um, o que fez do dom recebido. Portanto, quem o perdeu, ou o enterrou, deve correr atrás para resgatá-lo e colocá-lo em uso.

  1. O valor de uma alma perdida

Jesus usou a figura do dinheiro (dracma) para referir-se ao valor que tem uma alma, que vale muito mais que dinheiro. Trazendo a lição de que assim como alguém vai à busca do dinheiro perdido. Com o mesmo empenho corra atrás, em busca das almas perdidas.

  1. O valor da recompensa pelo trabalho executado

A dracma (denário) era a moeda que circulava naquela época, e era a recompensa dada ao trabalhador por um dia de trabalho. Esta parábola revela que se o homem reconhece e recompensa o trabalhador pelo serviço prestado, quanto mais o Senhor que prometeu recompensar a cada um segundo as suas obras (Rm 2:6; Cl 3:24; Ap 22:12).

Lição (2)
    A dracma havia perdido dentro da própria casa da mulher, e ninguém melhor que ela, para saber o que fazer para encontrá-la.

O Significado da Casa:

  1. O Lar

É o lugar onde revelamos mais os nossos defeitos, aposentamos as nossas ferramentas, e danos conforto: ao comodismo, a preguiça e o desânimo. Aquela mulher por algum descuido perdeu a dracma dentro de sua própria casa. O que significa: que podemos perder o que temos de mais valor dentro de nosso lar. Como: Um filho para as drogas, uma filha para a prostituição, o esposo ou esposa que está se envolvendo com outra pessoa. E ainda, perder a direção do alvo que é Jesus. Não podemos nos descuidar e se deixar atrair, por coisas banais, e perder o que temos de mais valor em nova vida, Jesus e a nossa família.

  1. O Interior do homem

A parábola quando fala da casa, pode referir-se também, ao interior do homem, ao coração. Lá, é, onde depositamos os nossos sentimentos. Talvez por alguma razão forte, como uma provação, perseguição, ou até mesmo decepção. Tenhamos enterrado o nosso talento dentro de nós mesmos; deixando de usar o dom de Deus para o bem de Sua obra. É preciso desenterrá-lo, urgentemente e pôr em uso novamente.

  1. O Mundo perdido

A casa também pode referir-se ao mundo perdido. A dracma representava bem a figura das almas perdidas deste mundo. E Deus conta conosco, em buscar as almas que se encontram perdidas no mundo mal, com o mesmo afinco que aquela mulher buscou a sua dracma.

Lição (3)
    A dracma foi perdida à noite. E para encontrá-la, se fez necessário o uso da candeia.


O Significado da Candeia:

  1. Visão espiritual

À noite significa: trevas, dificuldades, tribulações e problemas. Nestas fases difíceis que passamos em nossas vidas; precisamos de visão espiritual, para encontrarmos à saída para os mais diversos problemas; sem nos desviarmos dos caminhos do Senhor. Temos esta visão quando estamos em comunhão com Deus, tendo uma vida de oração e em constante meditação em sua palavra (a candeia).

  1. A Palavra de Deus

A palavra de Deus é a luz que desfaz as trevas (Sl 119:105). No momento de escuridão espiritual devemos recorrer à palavra de Deus para nos orientarmos que decisão tomar, para sairmos desta fase, firmes no Senhor. Considerando, é claro, que a palavra de Deus deve ser o guia prático de nossas vidas diárias, e não somente usada nas tribulações. Esta mesma candeia (a palavra) deve ser usada para encontrar a dracma (alma) perdida na grande casa que habita os seres humanos que é o mundo.

  1. O Testemunho

O nosso corpo é casa do Espirito Santo, e nós somos o testemunho vivo. Por isso, deve o crente ser luz aonde chegar. Os seus atos e comportamentos devem servir de exemplo para o mundo, a fim de que, por seu bom testemunho as almas sejam salvas (Mt 5:14; I Tm 3:7).

Lição (4)
    Além de escura, a casa estava muito suja, dificultando encontrar a dracma perdida. A mulher teve que varrer a sujeira da casa para facilitar a identificação da moeda.

O Significado de Varrer:

  1. Limpar a casa

A sujeira era tamanha naquela casa, tanto que houve a necessidade de limpá-la para que fosse possível encontrar a moeda. Em nosso lar isso pode significar o pecado. Se não impusermos limites em nosso lar: com os filhos e as praticas e valores que são vividas pelo mundo, para não entrar em nossa casa. Estaremos trazendo sujeira espiritual para seu interior. Daí, os valores mais importantes são perdidos, esquecidos, por causa da sujeira (pecado) que os encobrem e tomam o seu lugar. Portanto, é preciso que a palavra de Deus tenha primazia em nossa família e Jesus não só seja um convidado para dirigir a nossa família, mas, muito mais que isso, um hóspede perpetuo do lar.

  1. Limpar o seu interior

Limpar de nosso interior: toda a mágoa, ressentimento, amargura, ódio e tantos outros sentimentos ruins, que podem estar residindo em nosso coração. Davi pediu a Deus um coração puro e limpo (Sl 51:10). Devemos ter esta mesma atitude, porque dificilmente se conseguirá resgatar algum valor dentro de nós, se estivermos com o nosso interior ocupado com coisas impuras. É preciso varrer o coração e tirar toda a sujeira de dentro dele.

  1. Varrer o pecado

O mundo está perdido por causa de seus pecados. A palavra de Deus é a única arma poderosa para varrer o pecado do mundo. E isso só será possível se nós cristãos, sairmos pregando a palavra aos cativos, para limpar toda a sujeira que o pecado os trás. E eles, sendo, perdoados por Cristo e limpos (lavados) pela palavra, possam louvar a Deus e servi-lo. O Senhor conta conosco para executar esta missão (Mc 16:15).

Lição (5)
    Devemos buscar diligentemente pela dracma perdida, em nossa casa, em nosso interior, e no mundo. As almas perdidas clamam por socorro, e somos nós que temos o talento do Senhor para trazê-las para Deus. Muitas destas almas encontram-se perdidas dentro de nosso próprio lar, e outras fora da família. Em ambos os casos, precisamos tomar a decisão de enfrentar os obstáculos, como a mulher enfrentou a escuridão, a sujeira; e partirmos ao encontro delas. Com todo empenho e dedicação, assim como teve aquela mulher para encontrar a sua dracma.


Conclusão
    A Alegria daquela mulher ao encontrar a sua dracma perdida, ultrapassou os limites de sua casa, ela convidou os seus vizinhos para alegrarem-se com ela. Assim acontece quando uma alma é encontrada (salva), a alegria ultrapassa os limites físicos e chega ao céu. A bíblia nos diz que há alegria no céu por um pecador que se arrepende. (Lc 15:7).

Decreto Dominical




Legislação Dominical Universal
A História se repetirá. A religião falsa será exaltada. O primeiro dia da semana, um dia comum de trabalho que não possui santidade alguma, será estabelecido como o foi a estátua de Babilônia. A todas as nações, línguas e povos se ordenará que venerem esse sábado espúrio. … O decreto impondo a veneração desse dia se estenderá a todo o mundo. SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 976.
Quando os Estados Unidos, o país da liberdade religiosa, se aliar com o papado, a fim de dominar as consciências e impelir os homens a reverenciar o falso sábado, os povos de todos os demais países do mundo hão de ser induzidos a imitar-lhe o exemplo. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 373.
A questão do sábado será o ponto controverso no grande final conflito em que o mundo inteiro há de ser envolvido. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 19.
As nações estrangeiras seguirão o exemplo dos Estados Unidos. Posto que ela seja a líder, a mesma crise atingirá todo o nosso povo em toda parte do mundo. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 46.
A substituição do verdadeiro pelo falso é o último ato do drama. Quando esta substituição se tornar universal, Deus Se revelará. Quando as leis dos homens forem exaltadas acima das leis de Deus, quando os poderes da Terra procurarem obrigar os homens a guardar o primeiro dia da semana, sabei que chegou o tempo para Deus agir. SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 980.
A substituição da lei de Deus pelas dos homens, a exaltação, por autoridade meramente humana, do domingo, posto em lugar do sábado bíblico, é o derradeiro ato do drama. Quando essa substituição se tornar universal, Deus Se revelará. Ele Se erguerá em Sua majestade para sacudir terrivelmente a Terra. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 142 e 143.
O Mundo Inteiro Apoiará a Legislação Dominical
Os ímpios… declaravam que tinham a verdade, que havia milagres entre eles; que anjos do Céu conversavam e andavam com eles, que grande poder e sinais e maravilhas eram realizados em seu meio, e que isso constituía o milênio temporal que aguardavam há tanto tempo. Todo o mundo se convertera e estava em harmonia com a lei dominical. Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 427 e 428.
O mundo todo há de ser instigado à inimizade contra os adventistas do sétimo dia, porque eles não rendem homenagem ao papado, honrando o domingo, instituição desse poder anticristão. Testemunhos Para Ministros, pág. 37.
Os que calcam aos pés a lei de Deus fazem leis humanas que eles obrigarão as pessoas a aceitar. Homens imaginarão, deliberarão e planejarão o que irão fazer. O mundo inteiro guarda o domingo, dizem eles, e por que este povo, cujo número é tão pequeno, não haveria de proceder de acordo com as leis do país? Manuscrito 163.
Eventos Finais – Ellen G. White




“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daquele que são chamados segundo o Seu propósito” – Rom 8.28
 
Deus usa as circunstâncias para desenvolver o nosso caráter. Na verdade, Ele se utiliza mais das circunstâncias para nos tornar mais semelhantes a Jesus do que da nossa leitura da Bíblia.
         Deus utiliza os problemas para trazê-lo para perto de si. Suas mais íntimas e profundas experiências de adoração ocorrerão provavelmente nos dias mais sombrios, quando seu coração estiver partido, você se sentir abandonado, não tiver mais nenhuma opção, a dor for intensa e você buscar somente a Deus. É durante períodos de sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para com Deus. Quando sentimos dor física ou emocional, não temos disposição para orações superficiais.
Quando a vida é um mar de rosas, podemos passar o tempo adquirindo conhecimentos sobre Jesus, imitando-o, citando-o e falando sobre ele. Mas é somente ao sofrer que conhecemos Jesus. No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma.
            Os problemas nos forçam a olhar para Deus e a depender dele em vez de confiar em nós mesmos. Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa até que ele seja tudo o que você tiver. Independente da causa, nenhum de seus problemas poderia acontecer sem a permissão de Deus. Tudo o que ocorre a um filho de Deus é filtrado por ele, e ele pretende usar tudo isso para o bem, mesmo que Satanás e outros tencionem usar para o mal.
            Uma vez que Deus está soberanamente no controle, acidentes são apenas circunstâncias do plano de Deus para você. Como todos os dias de sua vida foram escritos no calendário de Deus antes que você nascesse. Tudo que acontece com você tem significado espiritual. Tudo! “Sabemos que Deus age em todas as coisas, de modo que trabalhem em conjunto para o bem dos que amam e são chamados de acordo com o seu propósito. Pois Deus conhecia de antemão as pessoas e as escolheu para se tornarem iguais a seu Filho”. Rom. 8.28,29
             O propósito de Deus é maior que nossos problemas, nosso sofrimento e até mesmo nossos pecados. Tudo que Deus deixa acontecer na nossa vida é permitido por causa desse propósito!
             O que acontece exteriormente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece dentro de você. As circunstâncias da vida são temporárias, mas o caráter durará para sempre.
             O plano de Deus para nossa vida envolve tudo que nos acontece – erros, pecados e mágoas. Ele inclui doenças, dívidas, acontecimentos infelizes, divórcio e a morte de pessoas queridas. Deus pode fazer o bem aflorar da pior perversidade. Ele fez isso no calvário.
             Não de forma isolada ou independente; os fatos de sua vida agem em conjunto, conforme o plano de Deus. Não são atos isolados, mas partes interdependentes do processo que o tornarão semelhantes a Cristo. Para fazer um bolo, você utiliza farinha, sal, ovos crus, açúcar e óleo. Comidos isoladamente, cada ingrediente é bastante desagradável ou mesmo amargo. Mas asse-os juntos, e se tornarão deliciosos. Se você der a Deus todas as suas experiências horríveis e desagradáveis, ele misturará para que se tornem agradáveis.
            Visto que Deus tenciona torná-lo semelhante a Jesus, ele o fará passar pelas mesmas experiências que Jesus passou. Isso inclui solidão, tentação, pressão, críticas, rejeição e muitos outros problemas. Porque Deus nos eximiria de passar por aquilo que permitiu que seu próprio Filho passasse?
             Deus vence o mal com o bem, o ódio com o amor e a morte com a ressurreição.
   No caminho do amadurecimento espiritual, cada tentação se torna um degrau, em vez de uma pedra de tropeço, quando você se dá conta de que é uma oportunidade tanto para fazer a coisa certa quanto a errada. A tentação apenas apresenta a escolha. Toda vez que você escolhe fazer o bem em vez de pecar, está desenvolvendo o caráter de Cristo. Deus desenvolve o fruto do Espírito em sua vida, permitindo que você passe por situações nas quais é tentado a exteriorizar uma característica exatamente oposta! O desenvolvimento do caráter sempre envolve uma escolha, e a tentação supre a oportunidade”. 

10 Maneiras de Ensinar a Criança a Orar!

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo como passar dos anos não se desviará deles.” (Provérbios 22:6 – Bíblia Sagrada NVI)
1- Ser uma pessoa de oração! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.

2 - Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.

3- Fazer da oração uma prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária.

4- Tornar a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento”.

5- Praticar a oração de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.

6- Usar orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.

7- Incorporar atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.

8- A cada momento dirigir a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós”!

9- Convidar as crianças a orarem por motivos específicos! Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.

10- Celebrar a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.!