UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

Colossenses 4:2

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

Provérbios 15:29

O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

Atos 1:14

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Romanos 12:12

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Salmos 5:3

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

sábado, 1 de outubro de 2011


Devemos aprender a trabalhar com as formigas



 
Prov 6:6-8 e 30:24-25 
Nos EUA tem escolas que levam os alunos a observarem os formigueiros para que aprendam com elas: Trabalho... Perseverança... Sabedoria...  Aqui no Brasil, criaram uma formiga evangélica para ensinar textos bíblicos as crianças, e a famosa formigaSmilinguido!
 Já existe ate Fazenda de Formigas e formigários a venda nas lojas de animais... Inclusive já chegou aqui no Brasil/São Paulo.



Inseto himenóptero da família dos formicídeos.

Possui varias denominações: formiga malagueta, mineira, cortadeira, carregadeira (saúva), cigana, açucareira, Argentina, cuiabana, formigão, formiga preta, vermelha.

Inspirado por Deus, o sábio Salomão manda que aprendamos com elas: 

I – APRENDENDO A TRABALHAR COM A FORMIGA – V.7 
Sem Líder Aparente! 
1.1-Sem precisar ninguém mandar: Poucos são os trabalhadores que continuam trabalhando na ausência do chefe, a não ser que sejam autônomos ou recebam por produção. Para o trabalho secular, ate que trabalhamos, mas para Deus, poucos se oferecem. – Salomão recomendava aqui não apenas o aprendizado com a formiga para o trabalho secular, mas também o trabalho para Deus!


1.2-Sem perda de tempo: trabalha de verão a verão, exceto no inverno.
Ilust.: Fábula de La Fontan, “cigarra e a formiga”, a cigarra só queria cantar...; - Tem muito “crente-cigarra” que só quer cantar, mas não quer trabalhar!


1.3-Sem Preguiça: João 9:4 “... trabalhai enquanto é dia...”; João 5:17 “Meu Pai trabalha... e Eu trabalho também”! 
Ilust.: II TES 3:10-12. Somos um povo trabalhador! A Preguiça traz Maldição! – Prov 24:30-34 / Prov 13:4. Ao se Converter, Paulo mandava “trabalhar” – Ef 4:28! Quem não Trabalha, da trabalho, fica procurando defeito e falhas em tudo... nunca esta satisfeito...!

II- APRENDENDO A PERSEVERAR COM A FORMIGA 
Ilust.: Gengis Khan, durante uma batalha, escondeu-se num celeiro... observou uma formiga tentar 72 vezes p/carregar um alimento... Ele então saiu do celeiro e decidiu enfrentar a guerra...!


2.1 – São obstinadas: Não olham para o tamanho do desafio... Nada as fazem desistir do açucareiro!
Ilust.: De uma formiguinha vitoriosa que chegou ao topo do vidro com mel, enquanto todas iam desistindo e dizendo que não dava... aquela formiguinha conseguiu, sabem por que? Porque ela era surda! – Seja Surdo a voz de derrota e pessimismo... - Já disseram a você que você não conseguiria, que não dava para você... Já mandaram você desistir


2.2 – São corajosas: Enfrentam folhas e desafios 100 vezes mais pesados do que sua massa corpórea. Ilust.: Você já brincou com formiga? – Você retira a folha e ela volta... e se você deixar o dedo ela lhe acerta... Ilust.: Só os Corajosos vencem! Os covardes, medrosos e tímidos não conquistam nada, a não ser a derrota do Inferno! – Ilust.: O que Deus mais falou aos seus lideres escolhidos foi: “Não temas”!– Moises, Josué (1:9), Gideão, Profetas... p/Voce!

2.3 – São incansáveis: Quem já viu uma formiga cansada e descansando debaixo de uma arvore frondosa...? – Mas nós nos cansamos com muita facilidade, principalmente quando estamos fazendo um trabalho que não nos agrada.
Ilust.: Muitos cansam tão rápido quando estão estudando... Mas vendo TV não se cansa... – Tem crente que só vive cansado para fazer o trabalho do Sr.....!


III- APRENDENDO A SER SABIO COM A FORMIGA – Prov 30:24-25 
Ilust.: Existia um costume entre os árabes que ao nascerem seus filhos, eles colocavam uma formiga em sua mão e diziam: Que este menino cresça e seja muito esperto! 
Você sabia que as formigas em cativeiro não se reproduzem? Em Cativeiro a formiga rainha só bota ovos que geram formigas operarias e assim a colônia estará com seus dias contados, pois não se reproduz mais, apenas vão se mantendo vivos!


3.1 – São Organizadas: “Elas não tem chefe, nem superintendente, nem governador”, mas elas têm uma Rainha e são organizadas em Colônias. Elas não são “Anárquicas, Independentes ou autônomas”. Elas trabalham em Equipe e em prol da Equipe que é a sua Colônia!


3.2– São Disciplinadas: Trabalham sem precisar de ninguém ficar empurrando...! Não dão trabalho a formiga-rainha, cada uma desenvolve ininterruptamente a sua função (Rainha, Operarias, Macho e Fêmea)!


3.3 – São Prevenidas:  PROV 6:8 “No Verão faz a Provisão e ajunta”. Ilust.: Enquanto a Formiga dizia p/Cigarra que fosse trabalhar, pois chegaria o Inverno, ela dizia: ainda ha muito tempo... até que veio o Inverno...! Cuidado com o Inverno! Você precisa estar preparado para esse Grande Dia! 

CONCLUSÃO:
Muitos hoje vivem como Cigarras. Não acreditam que vem o Verão!
Jesus disse certa vez: MATEUS 24:29-39!
Você deve aproveitar o dia de Hoje, pois amanha não sabemos o que vai acontecer...!Hoje é o momento de Decidir, de Mudar, de Consertar, de Pedir Perdão, de Fazer Aliança com Deus!

NEUTRALIDADE


Era uma vez um rapaz que estava em cima do muro.
Ele olha para o lado direito e via o Pai, o Filho e o Espírito Santo, os anjos e alguns salvos que diziam: Rapaz, desça daí! Venha já pra cá! Vem logo!
E ele olhava para esquerda e via satanás, belzebu, todos os demônios e os perdidos que não diziam nada!
Olhava de novo para o lado direito e eles gritavam! Anda rapaz, desça logo daí! Vem pra cá! Anda!
E ele novamente olhou para o lado esquerdo eo o diabo olhava pra ele e continuava em silêncio. Então, intrigado resolveu perguntar:
- diabo em Nome de Jesus! Por que aquele pessoal está gritando para mim passar para o lado deles e você não me chama para passar para o teu lado, e não diz nada?
Então por causa do nome de Jesus, que o rapaz usou, satanás foi obrigado a revelar o segredo, e disse:
- Não preciso te chamar porque o muro já é meu! Não preciso fazer nada é só você continuar em cima do muro, todos os que ficam em cima do muro, são meus!
A pessoa pensa que ficar em cima do muro, ela fica neutra e para mim isso é bom. Portanto viver na neutralidade não é bom!
Temos que tomar uma decisão e passar para o lado onde está Jesus, o caminho para a Salvação!
Para Meditar
João 03:36 ” Por isso , quem crê no Filho tem a vida eterna; o que todavia se mantém rebelde contra o Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”


O prato de madeira

O texto abaixo circulou anos atrás na internet. Porém, é mais atual do que nunca pela reflexão que nos obriga a fazer.
Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o neto mais velho de quatro anos. As mãos do velho homem tremiam, a vista era embaralhada e o seu passo era hesitante.
A família comia junto à mesa. Porém, as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando, tornavam difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa.
A bagunça irritou fortemente seu filho e nora:
- “Nós temos que fazer algo sobre o Vovô”, disse o filho.
- “Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita de sua comida no chão”.
Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá o vovô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar no lugar costumeiro. Desde que o avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele passou a ser servida em uma tigela de madeira.
Quando a família olhava de relance na direção do vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima em seus olhos por estar só. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida.
O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo isso em silêncio. Uma noite, antes da ceia, o pai notou que a criança estava brincando no chão com sucatas de madeira.
Ele perguntou, então, docemente para o garotinho: “O que você está fazendo?” Da mesma maneira dócil, o menino respondeu: “Oh, eu estou fabricando uma pequena tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer”.
O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar.
As palavras do menino fizeram os pais emudecer. Então, lágrimas rolaram de seus rostos. Não era preciso falar nada. Sabiam o que precisava ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do vovô e com suavidade o conduziu atrás da mesa familiar.
Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado.
As crianças são notavelmente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam e suas mentes sempre processam as mensagens que elas absorvem. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, elas imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas.
Os pais sábios percebem que o alicerce do futuro da criança está diariamente sendo construído.
(Autor desconhecido)


Deus promete estar sempre  pronto para socorrer você.

Salmo 46.1 “1 Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta
em tempos de aflição”.


Deus está sempre pronto para socorrer os seus filhos. Quando a nação de Israel se viu frente a frente com um inimigo, Deus não precisou ir recrutar um exército e comprar algumas armas. Ele já tinha um exército de anjos e poder suficiente em seu dedo mínimo para liquidar o inimigo.
Algumas vezes, Deus usou os homens do exército de Israel; outras vezes, ele usou um punhado de trombetas; mas, qualquer que tenha sido a maneira que ela tenha usado, Israel saiu vitorioso enquanto eles confiavam em Deus.

Bem... Este mesmo poder, o “refúgio e a força”, também é para você. Deus está sempre pronto para ajudar você. Quando você pede ajuda a ele em uma decisão difícil, ele não tem de ir pesquisar o problema. Ele tem todo o conhecimento e sabedoria para poder lhe ajudar.
Se o que você precisa é dinheiro, ele não tem de ir ao banco e fazer um empréstimo. Todas as coisas da terra pertencem a Ele de qualquer forma.

Tudo o que você precisa está pronto nas mãos de Deus. Ele não tem de preparar tudo antes para que possa ajudar você. Peça com confiança, Fé e receberá.

1 João 5:14"Nós temos muita confiança em Deus, pois sabemos que, se lhe pedirmos alguma coisa e se o nosso pedido estiver de acordo com a suas vontade, Ele nos atenderá. E, se sabemos que Ele atende a todos os nossos pedidos, temos a certeza de haver conseguido todas as coisas que lhe pedimos"

Leia outras citações:
Josué 1.9 –  “9 Lembre da minha ordem: Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”.

Provérbios 2.4-7– “4 Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. 5 Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. 6 É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. 7 Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto.”.

Isáias 35.3-4 – “3 Fortaleçam as mãos cansadas,dêem firmeza aos joelhos fracos.
4 Digam aos desanimados:
“Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar,
Ele vem para castigar os nossos inimigos. ”