UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

sexta-feira, 9 de março de 2012

Estudo X - OUVINDO AS ORAÇÕES DE JESUS





"Permaneçam em Mim, e Eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não estiverem em Mim." João 15:4, NVI.

HUDSON TAYLOR, GRANDE MISSIONÁRIO NA CHINA, tinha preocupações muito grandes – a missão de levar Cristo a toda a China, apesar de enfermidade pessoal, perseguição e pesadas responsabilidades administrativas. Quando estava em comunhão com Cristo, esses fardos pareciam leves. Quando separado de Cristo, ele se sentia como um mergulhador debaixo d’água e sem ar, ou um bombeiro em um edifício em chamas com sua mangueira vazia. "Lamento continuamente por seguir a tamanha distância meu precioso Mestre", escreveu ele a um amigo de confiança. "Não posso lhe dizer como às vezes sou esbofeteado pela tentação. Não sabia como o meu coração era mau." A intimidade com Cristo era tão preciosa que qualquer distância – qualquer sombra na face do Mestre – era insuportável.

A resposta que ele recebeu de seu amigo mudou sua vida. Ele reuniu seus colegas de trabalho ao redor de si para dizer-lhes o que o Senhor fez por seu coração. "Olhei a Jesus", disse ele, e "que alegria!" Assim, outros corações foram movidos e santificados e "rios da água viva" fluem daquela fonte até hoje.

Ao estudar este tema, procure saber mais sobre a resposta que Taylor recebeu e como esta pode transformar sua vida.

Assentado Com Jesus - João 14:1

Se quisesse assentar-se para uma conversa íntima com Jesus, você provavelmente não escolheria a noite de Sua prisão e julgamento. Jesus, no entanto, reservou aquelas últimas horas para um período especial de comunhão com Seus discípulos. Neste estudo, vamos unir-nos a Ele em nosso próprio "cenáculo" ao aprendermos que orar não é só falar com Jesus. Também é ouvir o que Ele tem a dizer para cada um de nós individualmente.

Naquela última noite a sós com Seus discípulos, qual era a preocupação de Jesus por eles? João 14:1

Em vez de ficar oprimido com Sua provação que se aproximava, Ele procurou desfazer a tristeza que havia caído sobre todos eles. Suas palavras reais foram: "Creiam em Deus – creiam também em Mim." Como se encontra na língua original, a expressão ‘crer em’ só é encontrada no evangelho de João. Crer em Jesus quer dizer mais do que uma convicção intelectual. Quer dizer entrar em íntima comunhão com Jesus, tornar-se um com Ele (João 17:20 e 21). Quando tivermos esse relacionamento, passar tempo a ouvi-Lo fará parte de nossa segunda natureza.

Que promessas confortadoras Jesus deu a Seus discípulos a fim de prepará-los para a longa separação dEle? João 14:2-4

Nos tempos de Jesus, quando um rapaz ficava noivo de uma jovem, ele voltava para a casa do seu pai a fim de preparar uma casa para ela na propriedade do seu pai. Depois que a casa ficava pronta, ele a trazia para a casa que havia preparado. Jesus aplicou a linguagem do noivado, o idioma do amor, aos Seus discípulos. Ele estava indo para a casa do Seu Pai no Céu, a fim de preparar um lugar para Sua noiva, a igreja. Um dia, Ele virá buscá-la, "para que vocês estejam onde Eu estiver" (NVI).

Enquanto a noiva está separada do noivo, certamente cada pensamento estará centrado nele de alguma forma. É assim que deve ser conosco enquanto esperamos a volta de Jesus. Se estivermos assim concentrados nEle, Sua voz será o primeiro e único som que ouviremos em nosso "cenáculo".

O Futuro É Agora! - João 14:1-3

A maioria conhece bem João 14:1-3. Porém, existem alguns significados mais profundos nestes versos do que normalmente percebemos. João enxergou, mais que os outros escritores do Evangelho, um elemento magnífico do ensino de Jesus, a que os estudiosos às vezes chamam de "escatologia presente". Escatologia é o estudo dos eventos dos últimos dias, como o juízo, a ressurreição, a ascensão de Jesus ao Céu, o dom da vida eterna e a habitação com Jesus. Nos ensinos de Jesus, todos esses eventos também acontecem no presente. Ele freqüentemente fala com duplo significado, de forma que o espiritual invade o literal, o Céu invade a Terra e o futuro invade o presente. Seguem dois exemplos:

Lemos em João 13:30 que "Judas saiu e era noite" (NVI). Literalmente, era noite. Porém, Judas entrou também em uma noite espiritual da qual nunca mais voltaria.

Em João 12:32, Jesus diz: "E Eu, quando for levantado da Terra, atrairei todos a Mim mesmo". Jesus foi erguido fisicamente na cruz. Ele também é exaltado por meio da cruz.

Quando estamos a sós com Jesus em nosso "cenáculo", ouvindo o que Ele tem a dizer, esses significados mais profundos se mostram especialmente claros e apropriados para nós pessoalmente.

Jesus amava trazer as bênçãos da eternidade ao presente. Passaremos da morte para a vida na ressurreição, mas os mortos espiritualmente podem passar para a vida e receber a vida eterna agora (João 5:24 e 253:366:54). Isto não significa uma vida interminável no nível horizontal, mas uma conexão vertical com Deus que transforma nossa existência terrestre. Reconhecemos essas bênçãos, recebemos e mantemos a conexão com Deus em nosso "cenáculo", onde "permitimos as perturbações e frustrações internas se derreterem perante Ele como a neve em presença do sol"; onde "Lhe permitimos acalmar as tempestades que rugem em nosso interior, dizendo: ‘Aquietem-se, acalmem-se’.

Qual dessas promessas você experimentou de maneira muito pessoal?

Nenhuma Separação - João 14:4-615-23

A promessa da reunião com Jesus em Seu segundo advento confortou os discípulos. Porém, Jesus sabia que isto não era suficiente para alegrar seus corações entristecidos. Assim, prometeu dar-lhes também, nesta vida, as bênçãos futuras que acabara de anunciar.

Depois de ter dito aos discípulos que iria para junto do Pai, Jesus acrescentou: "Vocês conhecem o caminho para onde vou" (João 14:4, NVI). Que caminho era aquele? Tomé confessou total ignorância (v. 5). Leia a explicação de Jesus no verso 6.

Note como Jesus mudou de uma jornada literal em direção à casa do Pai para uma jornada espiritual. A ida para a casa do Pai não é só uma experiência futura, quando Jesus virá pela segunda vez. Crendo "em" Deus e em Jesus, (v. 1) – tornando-nos um com Eles – nós vamos ao Pai.

Jesus disse: "Voltarei, e os levarei pra Mim mesmo" (v. 3, NVI). Como Ele vem a nós agora? Versos 16-18

Aqui está um fato surpreendente sobre os membros da Divindade – quando você ter Um, tem também os Outros. Assim como a plena Divindade habita em Jesus (Col. 1:19), também a plena divindade vem quando o Espírito é recebido (compare com João 14:23). Jesus vem a cada um de nós quando Seu Espírito vem ao nosso coração.

Onde está o "lugar de habitação" especial de Deus agora? João 14:23

A ida de Jesus ao Céu "não é realmente uma partida, mas a abertura de uma porta em uma nova era em que a presença do Pai, do Filho e do Espírito está garantida eternamente para o crente".

"Eu Sou a Videira; Vocês São os Ramos" - João 15:1-11

Jesus continua Sua instrução particular aos discípulos no cenáculo ensinando-lhes que Ele é a videira e eles são os ramos (João 15:5).

Jesus não disse que era o caule e nós somos os ramos. Ele é toda a videira, e nós, como ramos, somos parte dEle! Cristo é um com Seu povo, como marido e mulher são um, como um templo com sua fundação são um e, mais perto ainda, como uma pessoa com o corpo unido à cabeça é um (Efés. 5:31 e 322:19 e 201:22 e 23).

Foi este conceito da videira e seus ramos que transformou a vida de Hudson Taylor. Logo depois de sua transformação, ele encontrou seu amigo, o Sr. Judd, que havia respondido à sua carta. O Sr. Judd mais tarde lembrou que Hudson Taylor havia exclamado: "Oh, Sr. Judd, Deus me fez um novo homem! Deus me fez um novo homem! ..." Mais tarde, o próprio Hudson se alegrou: "Eu não tenho que tornar-me um ramo... . O Senhor Jesus diz que sou um ramo. Sou parte dele, e só preciso crer nisto e agir de acordo. Se eu for para o banco em Xangai... e pedir cinqüenta dólares, o caixa não pode recusá-lo à minha... mão, dizendo que ele pertence ao Sr. Taylor. O que pertence a Taylor, minha mão pode pegar. É um membro de meu corpo. E eu sou um membro de Cristo, e posso pegar tudo o que preciso em Sua plenitude." O Sr. Judd comentou: "Agora ele era um homem jovial, ... um cristão brilhante e feliz. Antes, ele era um homem sofredor, sobrecarregado, ... com ... não muito descanso de coração. Agora, ele estava descansando em Jesus, e permitindo-Lhe fazer o trabalho – e isso faz toda a diferença!" – Dr. e Mrs. Howard Taylor, Hudson Taylor and the China Inland Mission, págs. 172 e 173.

A videira é um símbolo da união de Jesus com o indivíduo, ou de Jesus com o corpo de crentes? João 15:5-8.

A união mais íntima que seres humanos podem experimentar acontece quando os corações são unidos por amor mútuo a Jesus.

Como Produzir Frutos - João 15:1-16

Que esforço um ramo faz para produzir fruto? João 15:4 e 5

Jesus nos faz a parte mais apreciada da videira – a parte que produz flores e frutos. Um ramo não produz fruto por esforço, mas por sua conexão com a videira.

No Evangelho de João, qual é o significado do fruto? Examine os versos seguintes em seu contexto: João 4:3512:2417:20. Que papel a Palavra tem nesse processo?João 15:7

"O renovo é enxertado na videira viva e, fibra por fibra, veia por veia, imerge no tronco. A vida da videira torna-se a vida do ramo. Assim a alma morta em ofensas e pecados recebe vida mediante a ligação com Cristo. Pela fé nEle, como Salvador pessoal, forma-se esta união. O pecador une a sua fraqueza à força de Cristo, seu vazio à plenitude dEle, sua fragilidade à perdurável resistência do Salvador. Assim ele possui a mente de Cristo. Sua humanidade tocou a nossa e nossa humanidade tocou a divindade."

Que privilégios nos vêm como resultado de permanecer em Cristo? João 15:7 e 16. Veja também João 14:12-14.

Quando nossa mente é uma com a mente de Deus, e nossa vontade está em harmonia com a Sua, podemos aproximar-nos do Senhor com fé e segurança. "[O Senhor] agrada-Se muito quando Lhe fazem os maiores pedidos, a fim de que Lhe glorifiquem o nome. Podem esperar grandes coisas, se têm fé em Suas promessas."

Nosso mais elevado desejo e o maior prazer do Pai é que produzamos fruto que dure por toda a eternidade (João 15:16). Estar em pé junto ao trono de Deus e ver aqueles que participamos em sua conversão e os que eles, por sua vez, alcançaram, será pura alegria!

Este tema só fez uma escavação inicial na riqueza que podemos extrair de João 14 e 15. Para compreender melhor, leia os dois capítulos. Enquanto estiver lendo, pergunte constantemente a si mesmo como pode aplicar à sua vida as promessas de Jesus nestes capítulos.

"Em todos quantos se acham sob a direção de Deus, deve-se ver uma vida que não se harmonize com o mundo, seus costumes ou práticas; e todos têm de ter experiência pessoal na obtenção do conhecimento da vontade divina. Precisamos ouvir individualmente Sua voz a nos falar ao coração. Quando todas as outras vozes silenciam e em sossego esperamos perante Ele, o silêncio da alma torna mais distinta a voz de Deus. Ele nos manda: ‘Aquietai-vos, e sabei que Eu Sou Deus.’ Sal. 46:10. Somente assim se pode encontrar o verdadeiro descanso."

"‘Aquietai-vos’. Literalmente, ‘deixe estar’, ‘desista’, ‘entregue’. O próprio Deus fala essas palavras sublimes. A primeira parte deste verso [Sal. 46:10] foi parafraseada: ‘Silêncio! Pare com esse tumulto e perceba que Eu sou Deus.’ Nós falamos demais e escutamos muito pouco."

Embora haja deixado este mundo, Jesus não nos deixou sós. Ele prometeu que a divindade inteira virá e fará morada conosco na Pessoa do Espírito Santo. Nossa maior responsabilidade e privilégio é permanecer continuamente em Jesus. Uma forma de agir assim é encontrar-nos com Ele em nosso "cenáculo", onde podemos fechar a porta para os clamores da vida e ouvir o que Ele tem a dizer.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.