UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A oração é a chave que abre os céus!



Um dos textos bíblicos que eu mais gosto. e que me tocam profundamente, como exemplo de fé, humildade, trabalho e confiança em Deus é a história de Ana, uma mulher de oração e dedicação ao Senhor.
Está no 1° Livro de Samuel - Capítulo 1

Todos os anos, Ana, acompanhava seu marido Elcana, o efraimita, e toda a sua casa à Silo para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor.
Por ser estéril, sentia-se humilhada; pois a outra esposa de Elcana, Penina, gostava muito de provocá-la.
Ana era uma mulher angustiada por ser estéril!
Para os judeus, ser infecunda era sinal de maldição.

"Bendito serás mais do que todos os povos, não haverá entre ti nem homem, nem mulher estéril, nem entre os animais." (Dt 7.14)
Mas, Ana, apesar do carinho, amor e dedicação de seu marido Elcana, se sentia infeliz por não conseguir gerar um filho varão.

Então, o que Ana faz?

Ela rasga o seu coração diante do Senhor, numa oração silenciosa, mas eficaz.
Sem gritos, desespero, gestos alucinados, mas chorando em silêncio, Ana fala pra Deus das suas mágoas, angústias e as humilhações pelas quais passava.
Absorta em sua oração e por apenas mover os lábios, Eli julgou-a por embriagada.

"E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR." (1Sm 1.14-15)
Era isto que Ana estava fazendo:
Derramando a alma diante do Senhor!
Era ela e Deus!
Era a fé dela...e a certeza de resposta.

A oração é a chave que abre os céus!

"Por isso vos digo que tudo o quanto pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco." (Mc 11.24)
Ana não fez igual a muitas mulheres que millitam na igreja, recebem bênçãos maravilhosas, especialmente na área familiar, pois Deus tem lhes dado esposos, filhos, prosperidade financeira, bens materiais...
No entanto, se esquecem de agradecer.
Algumas, até reclamam ou contendem, como Penina.

"A sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre." (1Sm 1.6)

Ana verdadeiramente acreditava no Senhor Deus, e a fé dela a guiava nas suas petições.
A entrega daquela oração muda e fervorosa, onde apenas movia gestualmente os lábios e que inicialmente fora censurada por Eli...encontrava no próprio sacerdote, a confirmação de que sua oração fora aceita.

"Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste." (1Sm 1.17)
É difícil para uma mulher aflita, preocupada, humilhada, ao pedir a Deus um filho, sair daquele estado de "maldição" por esterilidade, e dedicar seu rebento ao Senhor.
Ana amava a Deus, por isso, prometeu, e desejava receber a bênção Dele...um filho varão!

Ela não discutiu com seu marido, nem com Penina, que a afligia...ela recorreu ao Senhor!

Ana buscou o melhor caminho...Deus!

A lei determinava que os votos só seriam aceitos se o marido concordasse.

"E seu marido o ouvir, e se calar para com ela no dia em que o ouvir, os seus votos serão válidos; e as suas obrigações com que ligou a sua alma, serão válidas.
Mas se seu marido lhe tolher no dia em que o ouvir, e anular o seu voto a que estava obrigada, como também a pronunciação dos seus lábios, com que ligou a sua alma; o SENHOR lhe perdoará." (Nm 30.7-8)

Elcana teve conhecimento desse negócio e concordou:

"Faze o que bem te parecer aos teus olhos;" (1Sm 1.23)
Não devemos fazer votos que não cumpriremos.

"Melhor é que não votes do que votares e não cumprires." (Ec 5.5)

Chegou o dia de Ana cumprir seu voto...entregar o pequeno Samuel na casa do Senhor...consagrá-lo à Deus!

Ana apenas acompanhava Samuel, pois ele já pertencia ao Senhor, desde o momento da concepção.

"E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela.
E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR." (1Sm 1.19-20)

Ana prometera que, se o voto fosse aceito, dedicaria o filho para o "nazireado".

"E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha." (1Sm 1.11)
"Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça." (Nm 6.5)

Chegando ao templo ela lembra ao sacerdote Eli, ser aquela mulher que pedira um filho ao Senhor, fora atendida e viera cumprir seu voto.

Ela não levou o menino de mãos vazias:



Ofertou três bezerros, uma efa de farinha e um odre de vinho.

A gratidão faz parte da adoração a Deus!

Ana subiu ao Templo do Senhor. Os degraus da escada espiritual devem ser alcançados pela oração, com humildade e gratidão à Deus.

Ana entoa um cântico de gratidão a Deus, onde ela exalta a santidade, a onisciência, a grandeza e a sabedoria do criador e profetiza a vinda do Messias.

"Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido." (1Sm 2.10)

O louvor é a expressão de gratidão da alma à Deus!

"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." (Sl 103.1-2)

Ana é um exemplo!

Ela entregou seu filho ao Senhor.

Não com choro e lamentação, mas com cântico!
Ela entregou ao Senhor, mas cuidou dele com oração e provisão:

"E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia." (1Sm 2.19)

"Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito." (1Sm 1.27)
Seja a atitude de todas as mães semelhantes a de Ana.

Ela era estéril, tornou-se mãe, e alegrou-se com os filhos e filhas que Deus lhe dera.

"E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O SENHOR te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao SENHOR. E voltavam para o seu lugar.
Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR." (1Sm 2.20-21)

"E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
Por isso também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao SENHOR foi pedido. E adorou ali ao SENHOR." (1Sm 1.26-28)
A atitude abnegada de Ana e sua fidelidade no voto agradou ao Senhor, de modo que Ele a abençoou com três filhos e duas filhas.

Ana, que era estéril, uma mulher humilhada, pelo poder da oração, gerou o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Samuel era um homem de profunda piedade e discernimento espiritual dedicava-se totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem de Israel. Embora não tivesse ambições pessoais, achou-se no papel de "fazedor de reis", comissionado para ungir a Saul, o primeiro rei, e a Davi, o maior dos reis de Israel.

"Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido." (1Sm 2.1-10)

Deus está sempre disposto a atender à oração do aflito e do necessitado; pois para Ele não há impossíveis!

A paz do Senhor!

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.