UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

sábado, 26 de novembro de 2011

SIM,SIM,NÃO.NÃO

Você já se pegou elogiando algo falsamente, exagerando ao contar uma história, ou contato outro tipo de “mentirinha inocente”?
Às vezes, ficamos em saias justas. Uma amiga compra uma roupa nova, e vem super feliz nos mostrar. Você olha e pensa: “Onde foi que ela encontrou essa coisa horrorosa?”. Então ela faz a temida pergunta: “e aí? O que você achou?”. Ficamos entre (1) dizer a verdade e chatear a amiga ou (2) mentir. Posso afirmar, sem medo de errar, que, na maior parte das vezes, as pessoas optam pela segunda alternativa – mentir.
Isso acontece por vários motivos. Entre eles podemos citar o medo de magoar a amiga, o medo de perder a amizade, a falta de habilidade social de dizer o que se pensa (com tato e considerando os sentimentos do outro) e o próprio hábito de mentir. É claro que não devemos ser agressivos, atropelar o sentimento alheio e dizer: “Nossa, como você tem mal gosto! Achei horrível essa sua roupa nova”.
É possível ser verdadeiro e ao mesmo tempo amável. Jesus era assim! Ele não só era assim, como deseja que sejamos também. Foi Ele quem disse: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mateus 5:37.
Alguns podem pensar: “nossa, mas que pesada essa fala de Jesus ao dizer que se eu não sou firme em dizer a verdade, se uso meias palavras, o que digo é de procedência maligna!”. Sim, Jesus possui algumas falas que para alguns soam, “pesadas”, “duras” e “difíceis”. Diante do jovem rico, Cristo foi direto, não ficou fazendo média, mas disse: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.” Mateus 19:31.
O Espírito de Profecia, ao relatar o encontro de Cristo com jovem rico, diz: “A entrega do próprio eu é a essência dos ensinos de Cristo. É por vezes apresentada em linguagem que se afigura autoritária, porque não há outro modo de salvar homens senão cortar fora as coisas que, mantidas, aviltarão todo o ser.” O Desejado de Todas as Nações, p. 523.
Em João 8:32 lemos: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.“. A verdade precisa ser falada, ainda que para nós seja constrangedor dizê-la, porque ela nos liberta, nos conduz à salvação. Jesus tinha uma missão nessa Terra, Ele veio salvar! Não é possível salvar alguém usando meias palavras ou fazendo média. E isso se estende para todas as situações da vida.
Se não achamos bonita a roupa de uma amiga, mas fazemos falsos elogios demonstrando a ela que gostamos, estamos deixando nossa amiga vulnerável às críticas de outras pessoas que não se preocupam tanto com ela como nós. Quando omitimos a verdade sobre o desempenho ruim de alguém em uma determinada situação, colaboramos para que a pessoa continue desempenhando-se mal. A verdade liberta, e não podemos privar as pessoas da liberdade. Rejeitar a verdade é escolha pessoal de cada um, mas falar a verdade é nosso dever.
Ao comentar o texto de Mateus 5:37, o Espírito de Profecia diz:
Essas palavras condenam todas aquelas frases sem sentido e palavras expletivas, que beiram a profanidade. Condenam os enganosos cumprimentos, a evasiva da verdade, as frases lisonjeiras, os exageros, as falsidades no comércio, coisas comuns na sociedade e no comércio do mundo. Elas ensinam que ninguém que busque parecer o que não é, ou cujas palavras não exprimam o sentimento real do coração, pode ser chamado verdadeiro.
[...] Um olhar, uma palavra, a própria entonação da voz, podem estar cheios de mentira. Mesmo os fatos podem ser declarados de modo a dar uma falsa impressão. E “o que passa” da verdade “é de procedência maligna”. Mat. 5:37.
Tudo quanto os cristãos fazem deve ser tão transparente como a luz do Sol. A verdade é de Deus; o engano, em todas as suas múltiplas formas, é de Satanás; e quem quer que, de alguma maneira, se desvia da reta linha da verdade, está-se entregando ao poder do maligno. Não é, todavia, coisa leve ou fácil falar a exata verdade; e quantas vezes opiniões preconcebidas, peculiares disposições mentais, imperfeito conhecimento, erros de juízo, impedem uma justa compreensão das questões com que temos de lidar! Não podemos falar a verdade, a menos que nossa mente seja continuamente dirigida por Aquele que é a verdade.” O Maior Discurso de Cristo, p. 68.
Como diz o final do texto, não é fácil dizer a exata verdade. Só podemos fazer isso se nossa mente for dirigida por Aquele que é a verdade. Só podemos fazer isso se o Espírito Santo habitar em nós. Somente sendo batizado diariamente por Ele, tendo em Suas mãos o controle de nossos pensamentos. Isso significa, necessidade de reavivamento já!
O mundo não precisa de cristãos falsos e mentirosos. “A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, págs. 56 e 57.
Sejamos esses homens e mulheres, pelo poder do Espírito de Deus!

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.