UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

domingo, 6 de novembro de 2011

Síndrome dos amigos de Jó

Jo 6:15 Meus irmãos aleivosamente me trataram, como um ribeiro, como a torrente dos ribeiros que passam.
Ao ouvir o desabafo de uma pessoa que se encontra com problemas logo já vamos traçando o perfil pecaminoso desta pessoa enquanto ela fala, basta ela nos contar que está sendo acometida por algum mal que já damos a indireta de algum pecado escondido. Ou mesmo quando ela nos vem contar que está fazendo algo de errado logo já vamos de encontro a ela com a repreensão. 
Lógico que não queremos ver ninguém ir pro inferno e por isso a tendência é jogar a Palavra de Deus em cima da pessoa para que se concerte. Mas o caso é que há momentos em que precisamos de um ombro amigo e não de um juiz ou alguém que nos diga que estamos certos ou errados, precisamos sim de alguém que nos diga: não concordo com você, mas estou aqui pra te ouvir e fazer por você o que posso, se está fazendo algo errado vamos reverter juntos esse negócio. 
Quando uma pessoa encontra-se desolada ela não precisa de ninguém para condená-la a vida já está se encarregando disso e problemas, tragédias, castigos não são provas da ira de Deus sobre nós, prova disso é que o próprio Senhor Jesus foi acometido de humilhação, desprezo, violência, prisão, morte, abandono até de Deus e o que Ele fez de errado? Que eu saiba nada apenas amou demais
Então pare com a síndrome de amigos de Jó a igreja é cheia deles, você também é humano suscetível a ser o próximo a passar por lutas e estar precisando de um ombro amigo, pare de repreender o teu irmão, pare de apontar os erros, ainda que ele esteja em pecado seja um ombro amigo, não estou dizendo que é para ser conivente com o pecado dele ou dizer a ele que está certo estando em erro, mas desça do “salto” aja de igual pra igual, chore com ele, abrace, ofereça seu ouvido, seu apoio emocional, peça a Deus para que mostre a ele que está em caminho errado e o ajude a se concertar. Não seja tolo tenha sabedoria para entender o que o teu próximo está precisando, tem horas que alguém vem pedir conselhos e orientações a respeito de seu caminho, aí sim é hora de comprar a vida dele com as regras de Deus, mas tem horas que ele não quer ouvir sua opinião e sim quer sua compania apenas, precisa somente desabafar. Não é hora de repreensão e sim de atenção, espere cada coisa a seu tempo.
Nem Deus apoiou o comportamento dos amigos de Jó, veja.
Jó 32:3Também a sua ira se acendeu contra os seus três amigos, porque, não achando que responder, todavia condenavam a Jó.
Não afunde ainda mais o teu próximo, você não precisa concordar com o que ele diz apenas ouça-o, se não sabe o que falar ofereça a ele seu silêncio, afinal boca calada é mais sábio do que palavras acusadoras sem sentido.
Jo 13:5 Quem dera que vos calásseis de todo, pois isso seria a vossa sabedoria.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.