UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

sábado, 28 de janeiro de 2012

O QUE CONTAMINA O HOMEM É O QUE SAI DA BOCA

  Jesus censura os escribas e fariseus, e todos que não refreiam a língua do mal (Mateus 12.35-37), e os adverte: O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, mas o homem mau do mau tesouro tira más coisasPorque o que há de abundância no coração, disso se fala, mas eu vos digo, que toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, por tuas palavras serás condenado.
E no capítulo 15 do livro de Mateus a palavra relata que uns escribas e fariseus perguntaram a Jesus porque os seus apóstolos comiam sem lavar as mãos, transgredindo a doutrina dos anciãos.
Respondeu-lhes o Mestre: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. O que sai da boca procede do coração; porque do coração procede aos maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mas comer sem lavar as mãos não contamina o homem.
Porque Jesus afirma que comer sem lavar as mãos não contamina? Porque na primeira carta a Timóteo 4.4,5 a palavra assegura que todo alimento sendo recebido com ações de graças, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.
E em Marcos 16.17,18, disse Jesus: Estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortíferanão lhes fará dano algum. Portanto amados, não há o que temer, mas vigiar a língua e crer somente nas promessas do Senhor Jesus.
Jesus disse: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, e não acolhe qualquer expressão que venha a fugir da verdade que Ele ensinou, porque advertiu, seja o vosso dizer sim, sim, não, não, o que passar disso, é de procedência maligna. Porque o diabo é o pai da mentira e nunca se firmou na verdade, e todos que praticam a mentira são filhos do diabo e quereis satisfazer o desejo do vosso pai, porque não conseguem entender a linguagem do Senhor Jesus.
E a palavra aos Efésios 4.14, nos exorta para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam dolosamente.
E não convém ao crente, guardar no coração tudo ouvir, sem antes buscar a confirmação na palavra da verdade, para que não seja abatidos e sucumbidos pelo engano de homens corruptos, observem a palavra na segunda carta a Timóteo 3.1-7, referindo-se aos pegadores fraudulentos: Nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te, porque nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
                                    A LINGUA QUE CONTAMINA
A palavra de Deus num todo, alerta sobre o perigo da contaminação pela língua, e na carta de Tiago 3.5-12, descreve sobre a ameaça que a língua pode causar, dizendo:
A língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo, como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda natureza tanto de bestas feras como de aves, repteis, animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana, mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear, está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus. De uma mesma boca procede à benção e maldição.
Meu irmão não convém que isso se faça assim. Por ventura deita alguma fonte de um mesmo manancial de água doce e água amarga? Pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim, tão pouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração e a religião desses é vã (1.26).   
                                          O EXEMPLO DE UM JUSTO
Evangelho de Mateus 1.18-21, conta que estando Maria desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo; então José, seu marido, como era justo, e não queria difamá-la, intentou deixá-la secretamente.
 E projetando ele isto, eis que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor dizendo: José, não temas receber sua mulher, porque o que nela está é gerado do Espírito Santo; e dará a luz um filho e chamarás o seu nome Jesus, porque Ele salvará o seu povo de seus pecados.  
Observem a sabedoria de um servo temente a Deus, José, descente de Davi, homem justo, e notando ele que a sua mulher estava grávida mesmo antes de ajuntar-se, projetou em seu coração separar-se dela secretamente, sem fazer qualquer comentário difamatório a respeito de sua reputação.
José era um servo autêntico, e pelo seu temor a Deus, pela sua obediência e sabedoria espiritual, porque a palavra diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Salmo 111.10), e com os humildes está a sabedoria (Provérbios 11.2), não manifestou a sua insatisfação diante da situação embaraçosa que se encontrava. A lei de Moisés previa apedrejamento para o adultério, imaginem então, se José deixasse vazar a misteriosa gravidez de Maria antes que se ajuntassem, sem conhecer os planos do Senhor?
Por isso irmão não nos convém acusar, difamar, ou julgar quem quer que seja, seja lá qual for à situação. No livro de Lucas 6.37, disse Jesus: Não julgueis e não sereis julgados, não condeneis e não sereis condenados.
                        ANANIAS E SAFIRA, PORQUE MORRERAM
Existem muitos falsificadores da palavra anunciam que Ananias e sua mulher Safira morreram porque retiveram a parte designada para o dízimo (Atos 5). É conveniente lembrar que em nenhum momento se pronunciou dízimo ou oferta neste texto, na ocasião, os irmãos se convertiam pela pregação dos Apóstolos, e vendiam as suas herdades e repartiam entre os necessitados.
Porém, sem qualquer prescrição por parte dos Apóstolos, tudo se realizava por amor e obediência aos mandamentos do Senhor, em caráter espontâneo. E, Ananias e Safira permitiram que satanás enchesse seus corações, e pela vaidade, queriam transparecer um perfil caridoso aos olhos da comunidade, mas o íntimo estava corrompido pela avareza, voltado apenas para as coisas dopresente século.
A Palavra do Senhor afirma que ambos morreram porque mentiram ao Espírito Santo de Deus, e a língua os contaminou. Assim também, os pregadores corruptosque usam como argumento a mentira, certamente, também morrerão pela avareza e adulteração aos mandamentos de Deus, porque os mentirosos não herdarão o Reino de Deus (Apocalipse 22.15). Leia o Estudo completo:Ananias e Safira porque morreram?
 
                                 GUARDA A TUA LINGUA DO MAL
Salmo 34.13: Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem enganosamente, no que foi confirmado na primeira carta de Pedro 3.10, onde diz: Quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal e os seus lábios não falem engano.
E em Tiago 4.11, 12, a palavra recomenda o zelo para não pecar com a língua, e alerta: Não faleis mal uns dos outros, porque quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da Lei, e julgas a Lei, e se tu julgas a Lei, já não és observador da Lei, mas juiz. Há um só legislador e um juiz que pode salvar e destruir. Tu porém, quem és, que julgas a outrem?
Em Provérbios 12.18, diz: Há Alguns, cujas palavras são como ponta de espada, mas a língua do sábio é saúde.
E no capítulo 15 do livro dos Salmos, a palavra do Senhor Deus relata que herdarão a vida eterna aqueles que andam  em sinceridade, que praticam  a justiça, e falam  a verdade, segundo o seu coração; aqueles  que não difamam  com a sua língua, nem fazem mal ao seu próximo e honram  os que temem ao Senhor. Aqueles que não emprestam  o seu dinheiro com avareza (juros exorbitantes), e não aceitam  suborno. Quem faz isto, nunca será abalado.   




0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.