UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Depressão II



Dia 13- Depressão II

Texto para estudo: Eclesiastes 9:10 e João 14:13 e 14.

Para Pensar

Vários são os sentimentos que temos diariamente em nossa existência. Nosso humor pode variar. Na vida temos de enfrentar a provação, a dor e a perda que atormenta e afeta cada ser humano. Hoje, infelizmente é comum encontrarmos pessoas com problemas de saúde tanto de ordem emocional como física. Como temos convivido com as pessoas que sofrem de depressão? Como lidar com a tristeza incontrolada, a ansiedade, o medo, a insegurança, a fadiga, as idéias de culpa, a falta de prazer, a vontade de sumir ou, até de morrer? A quem recorrer?

Precisamos entender e aceitar que está provado, cien­tificamente, que depressão é uma doença. E ninguém normal brinca de “ficar doente”. Depressão não é falta de fé, falta de oração, falta de leitura, etc... Quando alguém com quem nos relacionamos tiver sin­tomas constantes de choro fácil, prostração ou agitação, pessimismo, tristeza constante, perda do apetite ou aumento do apetite, estima baixa, dificuldade de concentração, cansaço constante, insônia ou ex­cesso de sono, não cuida da aparência, até da higiene pessoal, di­minuição do desempenho sexual, dores que não correspondem a trata­mento específico, idéias de morte (desejar algo fatal), idéias suicidas (procurar uma maneira de tirar a vida) são sinais de depressão. Elias teve alguns desses sintomas.

Enfim, quando percebemos que a pessoa não está conseguindo sobreviver emocionalmente, o correto é encaminhá-la a um profissional na área de saúde, a um psicólogo que trate o paciente na linha comportamental cognitiva. Caso o quadro não tenha melhoras, essa pessoa deve ser encaminhada a um psiquiatra para a correta medicação, se possível, um especialista cristão.

Jamais devemos medicar um depressivo, jamais reco­mendar ervas ou garrafadas. Tomar medicamento não é falta de fé. Recomende os oito remédios de Deus: ar puro, luz solar, exercício físi­co, temperança, sono correto, água, nutrição balanceada e confiança no poder de Deus, bem como ajuda profissional competente. Apóie o depressivo, haja com ele de forma normal, não o afronte, não o com­pare com ninguém, não o pressione, respeite suas fragilidades durante o seu tratamento. Elogie, acredite, invista no depressivo. Que Deus o use para ser uma bênção ao que sofre! João 14:13 e 14.

Autor:Pastor Daniel Tavares Marques (adaptado)

Reflexão:

Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Salmos 25:4

II- Oração-Passo a passo

-Adore o Senhor em Espírito e em verdade. Louve-o com uma música ou um hino.

-Confesse a Deus suas fraquezas e pecados que tenha cometido contra Ele, contra seu próximo e contra você mesmo.

- Agradeça a Deus pelas bênçãos derramadas em sua vida (alimentos,vestuário,provisões ,pela sua família,enfim, por tudo... temos muito que agradecer ao Senhor...

-Diga ao Senhor o que você está sentindo neste 13º dia de jornada. Com suas palavras fale para Ele tudo aquilo que está sentindo,

-Apresente ao Senhor o que você deseja alcançar para sua vida ao longo destes 40 dias de Comunhão e oração com Ele. Suplique pelas bênçãos que deseja receber.

(Você pode anotar em um caderno ou agenda durante a jornada a sua oração dia-a-dia).

-Interceda de maneira especifica pelas pessoas de seu grupo de oração e peça Deus que atenda aos pedidos delas, supra suas necessidades e conceda-lhes a salvação e ajude-as a vencer as provações. “Lembre-se que Deus abençoou a Jó depois que Ele orou pelos amigos.”E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; Jó 42:10 e 12

- Leia um Salmo. (Sugestão -Salmos 25 )

Persevere! Sua vitória está chegando!

O Senhor conceda os desejos de teu coração!

Tenha um dia abençoado na presença do Senhor, faça dEle o seu ajudador.

“O SENHOR te abençoe e te guarde;O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. (Números 6:24-26)

III- Música para a jornada:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.