Dia 13- Depressão II
Texto para estudo: Eclesiastes 9:10 e João 14:13 e 14.
Para Pensar
Vários são os sentimentos que temos diariamente em nossa existência. Nosso humor pode variar. Na vida temos de enfrentar a provação, a dor e a perda que atormenta e afeta cada ser humano. Hoje, infelizmente é comum encontrarmos pessoas com problemas de saúde tanto de ordem emocional como física. Como temos convivido com as pessoas que sofrem de depressão? Como lidar com a tristeza incontrolada, a ansiedade, o medo, a insegurança, a fadiga, as idéias de culpa, a falta de prazer, a vontade de sumir ou, até de morrer? A quem recorrer?
Precisamos entender e aceitar que está provado, cientificamente, que depressão é uma doença. E ninguém normal brinca de “ficar doente”. Depressão não é falta de fé, falta de oração, falta de leitura, etc... Quando alguém com quem nos relacionamos tiver sintomas constantes de choro fácil, prostração ou agitação, pessimismo, tristeza constante, perda do apetite ou aumento do apetite, estima baixa, dificuldade de concentração, cansaço constante, insônia ou excesso de sono, não cuida da aparência, até da higiene pessoal, diminuição do desempenho sexual, dores que não correspondem a tratamento específico, idéias de morte (desejar algo fatal), idéias suicidas (procurar uma maneira de tirar a vida) são sinais de depressão. Elias teve alguns desses sintomas.
Enfim, quando percebemos que a pessoa não está conseguindo sobreviver emocionalmente, o correto é encaminhá-la a um profissional na área de saúde, a um psicólogo que trate o paciente na linha comportamental cognitiva. Caso o quadro não tenha melhoras, essa pessoa deve ser encaminhada a um psiquiatra para a correta medicação, se possível, um especialista cristão.
Jamais devemos medicar um depressivo, jamais recomendar ervas ou garrafadas. Tomar medicamento não é falta de fé. Recomende os oito remédios de Deus: ar puro, luz solar, exercício físico, temperança, sono correto, água, nutrição balanceada e confiança no poder de Deus, bem como ajuda profissional competente. Apóie o depressivo, haja com ele de forma normal, não o afronte, não o compare com ninguém, não o pressione, respeite suas fragilidades durante o seu tratamento. Elogie, acredite, invista no depressivo. Que Deus o use para ser uma bênção ao que sofre! João 14:13 e 14.
Autor:Pastor Daniel Tavares Marques (adaptado)
Reflexão:
Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Salmos 25:4
II- Oração-Passo a passo
-Adore o Senhor em Espírito e em verdade. Louve-o com uma música ou um hino.
-Confesse a Deus suas fraquezas e pecados que tenha cometido contra Ele, contra seu próximo e contra você mesmo.
- Agradeça a Deus pelas bênçãos derramadas em sua vida (alimentos,vestuário,provisões ,pela sua família,enfim, por tudo... temos muito que agradecer ao Senhor...
-Diga ao Senhor o que você está sentindo neste 13º dia de jornada. Com suas palavras fale para Ele tudo aquilo que está sentindo,
-Apresente ao Senhor o que você deseja alcançar para sua vida ao longo destes 40 dias de Comunhão e oração com Ele. Suplique pelas bênçãos que deseja receber.
(Você pode anotar em um caderno ou agenda durante a jornada a sua oração dia-a-dia).
-Interceda de maneira especifica pelas pessoas de seu grupo de oração e peça Deus que atenda aos pedidos delas, supra suas necessidades e conceda-lhes a salvação e ajude-as a vencer as provações. “Lembre-se que Deus abençoou a Jó depois que Ele orou pelos amigos.”E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; Jó 42:10 e 12
- Leia um Salmo. (Sugestão -Salmos 25 )
Persevere! Sua vitória está chegando!
O Senhor conceda os desejos de teu coração!
Tenha um dia abençoado na presença do Senhor, faça dEle o seu ajudador.
“O SENHOR te abençoe e te guarde;O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. (Números 6:24-26)
III- Música para a jornada:
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.