UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

APRENDENDO COM O IRMÃO GAIO

"Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade."
 (3 Jo. 3)


Examinando alguns versículos da 3ª epístola de João, tomamos conhecimento a respeito da conduta de Gaio, um cristão excelente, aprovado diante de Deus e também dos homens. Se você deseja aperfeiçoar a sua fé, ser um canal de bênçãos para o próximo e tornar-se aprovado em tudo o que faz, então siga os passos do irmão Gaio:

1. COMO GAIO, EU PRECISO AMADURECER ESPIRITUALMENTE
João inicia sua terceira epístola saudando a um irmão de nome Gaio. “...ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.” (v.1). Essa expressão carinhosa pode parecer um pouco redundante, repetitiva, não é? “o amado Gaio, a quem em verdade eu amo.” Aquele sentimento não se tratava de um amor declarado apenas, mas era um amor sincero da parte do apóstolo. Por isso, ele faz questão de ressaltar: “...na verdade, eu amo.” Mas por que será que o irmão Gaio era tão querido assim? Haveria algum segredo para tanto sucesso? Por que Gaio merecia essa admiração por parte do apóstolo João?

No versículo 2, João prossegue: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” Através dessa declaração, João nos revela que Gaio vivia em constante transformação diante de Deus. O seu interior, a sua alma, desfrutava da comunhão e da intimidade com Deus. Consequentemente, Gaio amadurecia na fé, crescia espiritualmente. Aquele que se dedica na busca por mais de Deus prosperará também em todas as outras áreas de sua vida. “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.” (Sl.84:11).

2. COMO GAIO, EU PRECISO SER SINCERO E VIVER REALMENTE O QUE PREGO
João estava alegre porque ouvira dos demais irmãos acerca do bom testemunho de Gaio. Gaio andava na verdade, ele era sincero, íntegro, fiel, leal, um legítimo seguidor de Jesus Cristo (v.3).

Como é bom estar em paz com Deus, viver realmente tudo aquilo que aprendemos, pregamos e ensinamos na igreja Nunca se esqueça de que os olhos de Deus procuram os fiéis da terra. Poderá alguém se esconder do Senhor? Tudo o que pensamos, realizamos ou dizemos dentro e fora da igreja é examinado e provado pelo Deus Todo-Poderoso. Será que as pessoas podem dar testemunho da nossa sinceridade? Somos cristãos de fato? Verdadeiros adoradores que O adoram em espírito e em verdade? Pense nisso e seja aprovado diante de todos como foi Gaio.

3. COMO GAIO, EU PRECISO AMAR O PRÓXIMO, SEJA ELE MEU IRMÃO OU UM DESCONHECIDO
Além de ser motivo de alegria ao coração de João, Gaio também era um exemplo vivo do verdadeiro e puro amor para com o próximo. Ele era hospitaleiro, bom para os irmãos e também para os estranhos, conforme o apóstolo informa nos versículos 5 e 6.

Temos nós recebido bem os irmãos? Temos tratado com amor e atenção aos que ainda não conhecem o Senhor Jesus? É tempo de nos despojarmos do velho homem, aquele que está cheio de orgulho, de preconceito e arrogância, para nos vestirmos do novo homem, regenerado, disposto a amar incondicionalmente e se doar pela causa alheia. Disse o mesmo apóstolo João: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (1 Jo. 3:18).

Você viu que belo exemplo nos deu o irmão Gaio? Quer ser aprovado como ele? Quer ter sucesso em sua caminhada com Cristo? Seja alguém cujo coração anela pela presença de Deus, cuja alma se entrega aos cuidados do Senhor, ansiando por mais de Sua glória! Busque o crescimento espiritual através da oração e da leitura bíblica. Assim como a sua alma, todas as áreas da sua vida também serão prósperas. Seja um canal de bênçãos por onde você andar, um testemunho vivo de santidade, um servo fiel, aprovado pelos demais irmãos, pelo seu pastor e achado pelos olhos do Senhor nesses tempos tão trabalhosos em que vivemos. E, acima de tudo, nunca deixe de amar. Seja como Jesus, aquele que nos amou primeiro e se deu na cruz!

 “Amados, se o nosso coração nos não condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.”
( 1 Jo. 3:21-23). 

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.