UMA MULHER DE ORAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SERÁ QUE VOCÊ PODE OUVIR A VOZ DE DEUS?

Não estou perguntando se você já teve alguma experiência em que ouviu a voz forte e poderosa de Deus te chamando para um propósito ou uma missão específica nesta terra, não! Pergunto se você é guiado pela voz do Senhor no dia-a-dia. Pergunto se você tem a mente de Cristo, é dominado pelo Espírito Santo. 

Hoje em dia, infelizmente, poucos são aqueles que se entregam ao querer maravilhoso de Deus. Vemos crentes egoístas, que determinam e exigem receber uma bênção no momento em que oram. Somos parte de uma geração centrada na vontade humana, no materialismo. Vemos pessoas dentro das igrejas buscando as bênçãos de Deus, porém, não vemos pessoas que querem ser uma bênção na obra de Deus! A seara de Cristo precisa de trabalhadores dispostos, preparados para viver e vencer através da mensagem santa do Evangelho.


Temos em Daniel um grande exemplo de servo que ouviu a voz de Deus e foi vitorioso. No capítulo 10 de seu livro, Daniel relata como foi se encontrar com o Anjo do Senhor. O profeta estava enfrentando um período muito difícil na Babilônia. Ele permanecia naquela terra estranha porque tinha um chamado ali, Deus o selecionou dentre muitos para profetizar e mostrar a glória do Senhor naquele lugar. Porém, os judeus estavam livres para retornar à terra santa. Ciro, aquele rei persa que conquistou a Babilônia, fez um edito, liberando os judeus cativos.


Daniel estava triste porque o povo não desejava realmente voltar à terra que o Senhor lhes dera, queriam mesmo era permanecer naquele lugar estranho, conviver com os ímpios, aceitar seus costumes, adorar seus deuses, se submeter aos seus ideais de vida. Eles não se importavam mais com o cativeiro – já tinham se acostumando com aquela situação. Há muitos cristãos que já se acostumaram com a frieza espiritual. Não são mais a luz do mundo e o sal da terra: não jejuam, pouco se importam em ler a Palavra, não oram e nem intercedem pelos ímpios. O crente verdadeiro não deve se acomodar, mas crescer espiritualmente para conhecer e ouvir a voz de Deus. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2).


A insensibilidade e a ingratidão do povo para com Deus deixou Daniel muito triste. Ele passou a jejuar. O seu coração estava ansioso por uma resposta de Deus sobre aquilo. Quer ouvir a Deus? Mostre-se interessado por ouvi-Lo, dedique-se em ouvi-Lo. Daniel colocou todas as outras coisas em segundo lugar e pôs DEUS em primeiro lugar. Ele ansiava por Deus. Sabia que ali havia um problema que precisava ser resolvido. O cativeiro se tornou algo comum para os judeus. Mas Daniel sabia que não era aquilo que Deus tinha para Seu povo.


Assim, um dia, às margens do rio Hidéquel, Daniel teve a visão de um homem vestido com linho fino e ouro (Dn. 10:5). Essa era a veste de um sacerdote. Jesus é descrito como o Sumo Sacerdote (Hb 9). Daniel viu e ouviu o Senhor falando com ele. Aquela visão quebrantou Daniel. Ele caiu, prostrado (Dn 10:8 e 9). Às vezes, Deus permite que alguns acontecimentos ou situações na vida nos quebrantem. Pode ser fisicamente – por meio de uma enfermidade, emocionalmente – um sentimento, um desejo que Deus põe em nosso coração, uma preocupação ou ansiedade que nos faz chorar. Porém, todas essas experiências de quebrantamento nos aproximam de Deus – nos fazem ouvir a voz dEle. “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Sl 51:17).



Depois que o Senhor falou com Daniel, o profeta foi reanimado, se levantou e continuou seu ministério certo da vitória, ainda que tudo parecesse perdido na Babilônia. Vejamos o que o Senhor disse a ele e que hoje também nos diz:



1. Daniel, homem mui desejado, mui amado (10.11)


Ainda que estivesse enfrentando um tempo difícil de sua vida, Daniel continuava a ser amado do Senhor. Não importa onde ou como você esteja agora, Jesus te ama como sempre amou! Os problemas, as necessidades e as provações não nos separam do amor de Cristo (Rm 8:35). Deus olha para a sua aflição, Ele vê você chorar, conhece o seu coração. Se você é um servo fiel como foi Daniel, então, pode ter certeza de que o Senhor há de cuidar de tudo!
“Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que lhe é querido; o Senhor ouvirá quando eu clamar.” (Sl 4:3)

2. Não temas, Daniel (10.12)


O Senhor animava o profeta: “Eu estou escutando a sua oração, Daniel. Continue clamando. Eu vejo sua dedicação, seu jejum e consagração por este povo.” O Senhor guerreia nossas lutas quando estamos dispostos a ouvir Sua voz, a agir movidos pelo Espírito Santo e não pela carne. Ele nos anima quando não mais conseguimos prosseguir com as próprias forças! “Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andes.” (Js 1:9)


3. “...desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras...” (10.12)


Aquela visão maravilhosa, aquele contato com Deus que Daniel teve, não foi uma coisa que aconteceu da noite para o dia, mas era o resultado de uma vida consagrada a Deus. Desde sua juventude, quando chegou à Babilônia, Daniel escolheu não se contaminar com os manjares e o vinho do rei (Dn 1:8). Ele preferiu ser santo no meio de um povo ímpio. Orava três vezes ao dia e, mesmo que sua fé lhe representasse perigo de morte, ele não abandonou seu Deus. Tudo que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6:7). Se cultivamos uma vida de consagração, viveremos uma vida de comunhão e bênçãos de Deus!




Escolha ouvir a voz de Deus hoje! Ore e peça que o Senhor mude seu coração! É tempo de olharmos para Jesus, andarmos como Ele andou, ouvi-Lo e amá-Lo. Ouvir a voz de Deus significa, acima de todas as coisas, fazer o que Deus deseja que seja feito. Daniel doou a Deus sua juventude, suas forças, seu coração – sua vida. E você, o que tem apresentado diante do Senhor? Será que desejamos mesmo ouvi-Lo ou só queremos as bênçãos de Suas mãos? “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Mq 6:8)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.